Liga de Quiz de Lisboa

2023
2022

Abril

2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015

Alguns jogadores de quiz têm intenção de criar uma Liga de Quiz para as equipas de Lisboa. (Para já) pretende-se que seja uma liga amadora em que as equipas não tenham de pagar para jogar. O formato a implementar é semelhante ao que já é jogado em algumas ligas nas Ilhas Britânicas, por exemplo: Quiz League of London, Merseyside Quiz Leagues e Dublin Quiz League

A intenção é convidar as primeiras equipas do Campeonato de Quiz de Cascata de 2016 para a primeira divisão, as seguintes e quaisquer outras que se queiram inscrever na segunda divisão. Iniciando-se o campeonato em Janeiro de 2017. 

Com esta nova competição não se pretende substituir nenhum outro campeonato de quiz, mas criar uma competição diferente - semelhante a formatos com sucesso noutros países. Os jogos deverão decorrer num dia em que não haja outro campeonato de quiz; para isso há algumas sextas-feiras e sábados disponíveis, ou mesmo qualquer segunda-feira. 

O jogo 

As equipas devem ser constituídas por 4 elementos em cada jornada. 

As equipas defrontam-se em confrontos directos. 
Há 8 rondas de 8 perguntas - 4 por equipa - 1 por jogador. 
As perguntas são directas para cada jogador, se este acertar a equipa recebe 2 pontos. Se não responder dentro de 10 segundos o capitão pode nomear outro jogador para responder, se a resposta for correcta a equipa recebe 1 ponto. 
Se a equipa para a qual foi a pergunta não tiver obtido pontos, o capitão da outra equipa pode nomear um membro da sua equipa para responder à pergunta que valerá 1 ponto. 
Os jogadores podem sinalizar ao capitão que querem responder. Mas as respostas não podem ser discutidas.
Caso uma equipa não tenha 4 jogadores as perguntas directas para esse jogador deverão valer 1 ponto para o jogador nomeado pelo capitão (a cada ronda). 
Os jogadores não podem mudar de posição depois do início do jogo.

As perguntas não devem ser de nível especialmente difícil (pelo menos na sua maioria) ou de resposta complicada, há que ter em atenção que apenas duas pessoas no máximo irão responder à pergunta em cada jogo e não terão muito tempo para o fazer. 

O número de perguntas é pouco superior a um quiz de bar, portanto não é muito trabalhoso para uma equipa de 4 elementos reunir 64 perguntas (16 perguntas por jogador em cada campeonato). A duração também não deve exceder uma hora de jogo. 

Cada equipa faz as 64 perguntas da jornada em que folga. Deve ainda ir um elemento da equipa a cada um dos jogos em disputa fazer as perguntas. 

O campeonato

Pretende-se que a primeira divisão tenha 11 equipas e todas as seguintes até 11 equipas. No final de cada época o último de cada divisão desce para a divisão abaixo e sobe a equipa que venceu essa divisão. No entanto, a Quiz League of London começou com 4 equipas, portanto um formato mais pequeno não impede que haja campeonato. 

Caso haja o número máximo de equipas na liga, cada jornada tem 5 jogos, uma equipa folga. 
Jogam-se 10 jornadas, cada equipa defronta as outras uma vez. 
No final das 11 jornadas quem tiver mais pontos de campeonato vence-o. 

A equipa campeã do ano anterior faz as perguntas da primeira jornada e assim sucessivamente pela ordem da classificação. 

Locais 

A acordar com bares / associações. Cada jogo do dia deverá ser jogado num local diferente. 
Seria interessante cada equipa ter a sua "casa" e jogar 5 jogos em casa e 5 jogos fora.