Quiz Nations - Portugal

2023
2022

Abril

2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015

Estão abertas as inscrições para o Quiz Nations!

O Quiz Nations é uma liga de quiz para equipas em formato online. Se estás interessado em criar uma equipa de 4 jogadores e confrontar outros grupos portugueses pela glória quizística, contacta-nos!

Criado pela International Quizzing Association, o Quiz Nations permite que cada país crie facilmente uma liga nacional, existindo já competições a decorrer no Reino Unido, Austrália, Alemanha e Estados Unidos. O Quiz Portugal organiza a edição portuguesa, que vai já na 3ª edição.

O formato é o de liga:

  • As várias equipas são distribuídas em divisões (cada uma com um número de equipas dependente do total de inscritas, mas próximo de 8 ou 10)

  • Em cada jornada semanal, cada equipa joga só com um adversário, em directo via Zoom (não é necessário que os jogadores de cada equipa estejam fisicamente no mesmo espaço); os jogos são agendados directamente entre capitães, mediados pela organização, e devem decorrer entre cada 6ª-feira e a 2ª feira seguinte.

Cada partida é jogada em duas fases:

  • Fase individual em cascata:

  1. cada jogador recebe uma pergunta; se acertar a sua equipa conquista 2 pontos

  2. Se o jogador falhar, um outro elemento da equipa pode tentar acertar e conquistar 1 ponto

  3. Se falhar, um jogador da equipa adversária pode tentar acertar e conquistar 1 ponto

  • Fase de equipas com pergunta directa:

  1. Uma equipa recebe uma pergunta, podendo conferenciar entre si

  2. Se acertar recebe 2 pontos; se falhar a pergunta não passa para a adversária.

Em cada jogo, as 60 perguntas são subdivididas em 24 tópicos diferentes: metade é elaborada pela International Quizzing Association e jogada pelas várias ligas em todo o mundo; a outra metade é local e criada pelo Quiz Portugal.

Todos os detalhes da competição podem ser consultados em quiznations.com.

Os interessados em participar devem contactar o Quiz Portugal de modo a combinar uma sessão de esclarecimento online (em horário a definir) sobre regras, logística, custo (1€ por jogador e por jogo) e outros detalhes.