Campeonato de Quiz de Cascata - Outubro de 2016

2023
2022

Abril

2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015

Coube aos Feios, Porcos e Maus organizar a jornada de Outubro do XI Campeonato de Quiz de Cascata. Foi um jogo que quem o presenciou do princípio ao fim não vai esquecer tão cedo. Espero que traga muitas lições a todos aqueles que vão fazer jogos neste Campeonato.

O jogo começou com uma parte escrita difícil mas bastante interessante. O mesmo não se pode dizer da maioria do resto do jogo. A cascata começou com uma pergunta sobre o filme "Feios, Porcos e Maus"... e continuou, o que para cultura geral, tem pouco de geral. Insistiu-se muito em certos temas, o que facilita muito o trabalho de quem faz o quiz, mas proporciona menos interesse para quem vai jogar um Quiz de Cultura Geral. Todos aqueles que organizam uma jornada estão do outro lado nas restantes, todos protestamos, todos sabemos apontar os defeitos dos restantes jogos, todos gostamos de jogar um jogo bem cuidado, em que se nota que a equipa se deu ao trabalho de apresentar aquilo que gosta de receber: um jogo interessante de cultura geral.

As perguntas de ciências não devem ser todas sobre o corpo humano / medicina, as de artes não devem ser todas sobre pintura, as de desporto não devem ser todas sobre futebol, as de economia não devem ser todas sobre moedas, etc.. etc.. etc.. No entanto, entre as muitas perguntas de história militar e política houve algumas interessantes, o que se perde na memória quando se passa pelo resto. Outro cuidado a ter é com curiosidades interessantes mas com pouca verificação / "mitos urbanos" - como a virgindade da rainha D. Estefânia.

O jogo até poderia ter esta componente pouco diversificada e ter sido equilibrado, mas não o foi, foi um quiz, geralmente, excessivamente difícil, o que tornava uma ou outra pergunta mais fácil (infelizmente) desajustada do jogo. Os Cavaleiros que dizem Ni passaram ao nível 3 com 1 ponto no nível 2 e nem precisavam de o fazer para passar, quando nem sequer levavam uma vantagem grande após o nível 1. O nível 3 teve 26 perguntas a dar a volta (!), foi pouco jogável, tudo ficou decidido antes. 

Devido às circunstâncias, este jogo não deve servir para se dizer que se deve acabar com o nível 3 no Campeonato, senão também pode servir para se dizer que se deve acabar com o nível 2, se calhar até com o nível 1. Este jogo deve servir para relembrar que todos os níveis devem ser jogáveis e isso ajuda a um bom jogo, tenha quantos níveis tiver. Vinha-se de uma boa quantidade de bons jogos, isso é que mantém o Campeonato vivo - equipas a fazer bons jogos para os seus pares; é para isso que jogamos.

Que depois deste jogo nunca mais ninguém falhe num quiz a importância do Manuel da Paiva Cabral na história da Universidade de Coimbra.
(Na verdade, também desejo que nunca ninguém o acerte.)

- Foi a 16ª vitória da história dos Ex-Cavaleiros;
- Os Cavaleiros que dizem Ni conseguiram pela primeira vez ir a duas finais consecutivas.


Prémio pergunta do mês - atribuído por Alexandre Gonçalves

Por que motivo ficou Manuel da Paiva Cabral na história da Universidade de Coimbra?

Foi o primeiro matriculado oriundo do Brasil


Classificações

Vencedores