Resultados do Campeonato Nacional de Quiz 2019

2023
2022

Abril

2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015

Os campeões perderam, vivam os campeões!

Decorreu no passado fim de semana de 19 e 20 de Outubro o 5º Campeonato Nacional de Quiz: no Sábado juntaram-se 50 entusiastas para jogar as provas temáticas, de pares e individual, com a preciosa colaboração da Fábrica Braço de Prata, em Lisboa, e da Casa da Madeira do Norte, no Porto — a quem agradecemos toda a simpatia e apoio prestado.

Na competição de pares sagrou-se campeão o par António Pascoalinho + Eduardo Wengorovius, destronando assim os anteriores vencedores José Gomes André + Jorge Páramos, que não repetiram a parceria do ano transacto.

Na prova individual a revanche foi consumada por José Mário Silva, o novo campeão nacional de quiz — que conseguiu assim superar o seu segundo lugar no desempate contra o campeão do ano passado José Gomes André.

Com apenas 1 ponto de vantagem sobre a excelente prestação de Pedro Brandão (que jogou no Porto), no Domingo jogou-se a etapa lisboeta da prova individual sub-30 anos, com a magnífica vitória da nova campeã Cátia Bandeiras!

Foi um excelente regresso de uma jogadora ausente das lides quizzísticas individuais desde o Campeonato Nacional de Quiz inaugural, em 2015; esperamos que um dia destrone os já habituais velhos desgrenhados que vão ocupando os pódios da competição individual geral — e que entretanto dê a luta que os actuais concorrentes ao ranking nacional jovem merecem.

Depois desta emocionante vitória, jogou-se a sempre desejada prova de equipas, onde se juntaram 19 equipas de 4 elementos; Coimbra e Porto foram representados pela "Liga da Justiça Iberia" e "Pelé", respectivamente.

Num jogo composto de quiz tradicional + letra dupla + Irish + audiovisual, cedo se percebeu que a luta seria entre estas duas equipas e as equipas mais fortes de Lisboa: os Fernandos Mamedes, Quiz Jong-Un e Santa Inquizição.

Ao longo de 4 horas, este quinteto cultural foi-se afastando da demais concorrência, mas a vitória só poderia sorrir a uma equipa: vencendo com 179 perguntas em 202 totais, contra 173 do 2º e 3º lugares, os novos campeões nacionais de quiz são os Pelé! Vai assim com toda a justiça o troféu para a cidade invicta.

De realçar a tentativa bem sucedida do Quiz Portugal de apresentar 4 quizzes de equipa acessíveis, sem descurar a competitividade das equipas de topo: o top 5 acertou 85% ou mais das respostas, com a penúltima equipa (perante a saída prematura da última) a responder a 50% das questões colocadas.

De notar também a notável prestação dos 4 orgulhosos portuenses, com Eduardo Wengorovius a participar no par campeão, Eduardo Morais + Luís Domingos a ganharem a prata de pares e João Pedro Pimenta a juntar-se a estes na espectacular investida na prova de equipas.

Por último, os necessários agradecimentos:

  • a todos os jogadores que compareceram ou demonstraram interesse em fazê-lo, mesmo se tal não foi possível;
  • a todos os que ajudaram com algumas tarefas logísticas, nomeadamente a muito apreciada tradição anual de transportar mesas e cadeiras sem solicitação;
  • aos patrocinadores responsáveis pelos magníficos prémios oferecidos aos vários vencedores: a Liga Quiz Portugal (ligaquiz.pt), a Dois Corvos e a Cerveja Sagres;

As pontuações completas encontram-se abaixo.