O que é o Hot 100?

2023
2022

Abril

2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015

Aqueles que ainda não sabem o que é o Hot 100, não precisam de ir a correr para os vossos sites pornográficos preferidos, quando relatado neste site, o Hot100 é um Quiz. É um Quiz organizado mensalmente pela International Quizzing Association (IQA), é enviado para procuradores em vários países, estes procuradores organizam uma sessão de Quiz com os jogadores interessados. Cada jogo é composto por 100 perguntas (em inglês) que devem ser respondidas em 50 minutos, todas as áreas de cultura geral são abrangidas pelo jogo, incluindo actualidades. Os resultados são enviados pelos procuradores para a IQA e esta publica o Ranking Mundial de Quiz, a época decorre de Março a Fevereiro, na jornada de Junho o Hot 100, mais alargado (em perguntas e tempo), torna-se no Campeonato Mundial de Quiz, contando também para o Ranking Mundial.

O jogo deve ser entregue na primeira terça-feira após o primeiro fim-de-semana de cada mês, sendo recebido na terça-feira anterior, a excepção acontece no mês de Junho, quando o Campeonato do Mundo é jogado - no primeiro sábado.

A classificação é feita pela percentagem de respostas certas em relação ao vencedor do jogo (que recebe 100 pontos), assim menos respostas certas num Quiz mais difícil para o vencedor podem valer mais pontos que mais respostas certas num Quiz mais fácil para o vencedor.

Fui tentar saber junto dos jogadores mais regulares e com mais jogos nos dedos o que os motiva a jogar este desafio internacional. O Rodrigo Castro, que é conhecido no meio quizístico de Lisboa como o melhor quizeiro nacional, refere que "o facto de ser uma prova individual é sem dúvida estimulante. Estamos por nossa conta a tentar "espremer o cérebro". Os temas são bastante variados e normalmente equilibrados. Como é um quiz internacional surgem frequentemente perguntas sobre temáticas a que não estamos habituados, como por exemplo história asiática, gastronomia africana, etc. Uma coisa que me agrada é a possibilidade de, em grande parte das perguntas, podermos tentar um "chouriço" mesmo sabendo pouco ou nada do tema, dado que as perguntas costumam incluir várias pistas, cruzando temáticas diversas. As perguntas são muitas vezes compridas, por essa razão, e falhar uma resposta porque não se leu bem a pergunta é bastante fácil de acontecer. Como eles dizem: "read the bloody question!". No fundo, é quase como fazer um exame, mas um exame que dá gozo fazer", o Jorge Páramos, outro conceituado jogador dos eventos quizísticos de Lisboa e Porto, partilha da opinião do Rodrigo no que diz respeito ao estimulo do desafio invidual e acrescenta que "a divisão por temas permite lutar por uma boa prestação na(s) área(s) que mais gosto".

Quis também saber os objectivos destes jogadores quando aceitam o desafio deste Quiz, para o Rodrigo "o objectivo é sempre melhorar. E, como qualquer outra actividade, é através da prática que isso consegue. (Já agora, outra coisa boa do Hot100 - e do 2020* - é que nos fartamos de aprender e descobrir coisas interessantíssimas e fascinantes, sobre as quais nem sonhávamos - é um alargar de horizontes)". O Jorge tem objectivos semelhantes "o objetivo é aprender, divertir-me e essas coisas, e terminar o quiz não achando que falhei perguntas estupidamente;. Mais concretamente, tentar fazer mais de 50, se as perguntas forem amigas. Na pontuação acumulada, lutar pelo segundo lugar nacional (ou seja, o primeiro depois do Rodrigo) e terminar nos cem primeiros mundiais."

O Jorge falou também de "rivalidades" em jogo, não com jogadores de outras equipas mas, despique com aqueles com quem joga habitualmente; vejamos o que o Jorge nos diz quanto a rivalidades: "bater-me taco a taco com o Paulo Martins, gozar com ele em vez de ser gozado; no tema de Ciência, acertar mais que a Sofia Santos --- coisa que, se por acaso não acontecer, se deve a um cocktail de má sorte, batota, doença súbita e injustiça social".

*O 2020 é outro jogo que descreverei mais tarde.


Quem quiser saber mais sobre o Hot 100 pode ler aqui: http://www.worldquizrankings.com/rules/

Se estiverem interessados em participar, sejam de que localidade forem, podem contactar-me para: paulo.martins@quizportugal.pt, eu darei as indicações necessárias.

As pontuações da jornada de Setembro devem ser enviadas até à próxima terça-feira.