Campeonato Nacional de Quiz 2016 - Classificações e Agradecimentos

2023
2022

Abril

2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015

Este fim-de-semana decorreu a segunda edição do Campeonato Nacional de Quiz, em Coimbra, Lisboa e Porto. O primeiro dia, no qual decorreram as competições de pares e individual foram descentralizadas, o que permitiu alargar a participação de quizeiros nessas provas. O segundo dia, aquele em que decorre a principal competição, a de equipas, e se encontram os quizeiros do país, teve lugar no Porto, na pastelaria Croissant D’ouro. Durante os dois dias quase uma centena de quizeiros tomaram lugar nos jogos.

 Em 2015 o Rodrigo Castro dominou o Campeonato vencendo todas as competições, este ano, apesar de ter revalidado o título nas principais competições, viu o lugar de principal figura do CNQ ser ocupado pelo José Gomes André, que levou para casa 2 ouros e 1 prata.

A primeira prova do evento viu o Rodrigo a não vencer a sua primeira prova na história do CNQ. O Daniel Lourinho de Campos, que no ano passado tinha ficado em 5º nesta competição, com o seu novo parceiro, José Gomes André, conquistaram uma disputa equilibrada vencida por apenas 1 ponto. O par Alexandre Gonçalves – Paulo Martins voltou a ficar pelo 2º lugar, desta vez mais próximos dos vencedores. O Rodrigo Castro e a Zoe Taylor não revalidaram o título, mas ainda conseguiram segurar o bronze. Ainda em destaque estiveram o par Jorge Páramos – Sofia Santos, que pelo segundo ano consecutivo ficaram no 4º lugar a 2 pontos do pódio, e o par Shabir Najmudin – Gonçalo Franco, que foram dos que foram jogar ainda sem par definido para jogar com quem estivesse disponível.

A prova individual teve sem surpresa como vencedor o Rodrigo Castro, desta vez com uma vantagem menor que no ano anterior, devido à participação do José Gomes André, que veio equilibrar a pontuação. Mais renhida foi a luta pelo 3º lugar, o Jorge Páramos (vice-campeão de 2015) conseguiu o bronze no desempate para o Sérgio Costa, com uma diferença de apenas 1 ponto para o Paulo Martins (que repete o 5º lugar de 2015) e o Alexandre Gonçalves (bronze de 2015), até o 7º classificado, Filipe Bravo, a apenas 2 pontos ficou à beira do pódio. A Sofia Santos voltou a ser a melhor representante do sexo feminino. Esta prova ficou marcada pela ausência de muitos bons jogadores de outros palcos de quiz, certamente iriam tornar a competição ainda mais equilibrada, mas estou convicto de que as medalhas estão bem entregues.

O segundo dia de competição iniciou com a prova experimental: Liga Quiz Portugal. A prova foi constituída de uma fase classificatória para selecionar os primeiros para uma fase a eliminar para apurar o campeão e definir todas as outras posições. O António Pascoalinho que já tinha vencido a parte classificatória venceu na final contra o Jorge Páramos e conquistou a competição. A Sofia Santos venceu, na luta pelo bronze, o João Barbosa – que protagonizou a grande surpresa do Campeonato ao apurar-se para as meias-finais com uma vitória sobre o bi-campeão nacional, Rodrigo Castro, ganhando aí a alcunha de underdog de Rio Tinto. Apesar de ser a primeira vez que o formato teve lugar ao vivo, correu bem e com as correcções adequadas voltará a tomar lugar mesmo fora do CNQ.

Ao contrário do ano passado a prova de equipas, este ano sem o jogo de quiz de cascata, não foi de todo equilibrada na decisão do vencedor, a equipa do Rodrigo Castro, desta vez O Picante Sem Fred, também com o vice-campeão nacional José Gomes André, dominou completamente e venceu todos os jogos da competição. Desta vez os Fernandos Mamedes e os Avengers de Coimbra (ex-Liga da Justiça – Centro) não conseguiram pôr em perigo a vitória dos Picante, mas tiveram uma interessante disputa pelo segundo lugar, que acabou por ser vencido pelos Fernandos Mamedes, fazendo com que o pódio de 2016 terminasse igual ao de 2015. Houve ainda uma luta equilibrada para melhor equipa do Porto, vencida pelos Tom Yam Soup, frente aos Manuel do Laço, Lonely Hearts Club Band e os Borússia Doutromundo. De assinalar também a presença de várias equipas jovens.

Parabéns a todos os participantes.

Classificação de Pares:

Classificação Individual: 

Classificação prova experimental - Liga Quiz Portugal:

Classificação Equipas:

1. Picante Sem Fred

Gonçalo Franco
José Gomes André
Pedro Morais Martins
Rodrigo Castro
Shabir Najmudin

2. Fernandos Mamedes

Alexandre Gonçalves
João Archer
Jorge Páramos
Paulo Martins
Sofia Santos

3. Avengers de Coimbra

Bruno Fernandes
Carlos Ramos
Francisco Almeida
João Moreira
João Torgal

Agradecimentos:

- Agradeço ao André Ascensão e à Andreia Melo por terem continuado com o CNQ e terem abdicado de jogar quiz, apesar de tanto gostarem de o fazer, para que o evento seja cada vez melhor;

- Agradecemos aos Quiz Masters: António Pascoalinho, João Silva e Júlio Alves; por terem ajudado o André e a Andreia na elaboração das perguntas para o CNQ. E ainda pelas apresentações em Lisboa, no dia 1, o Júlio Alves e no Porto, no dia 2, o António Pascoalinho;

- Agradecemos aos locais que acolheram a prova: Aqui Base Tango em Coimbra, Log On Lounge em Lisboa e Pastelaria Croissant D'ouro no Porto. Especialmente à Pastelaria Croissant D'ouro por ter arranjado disponibilidade para acolher dois dias de Campeonato;

- Agradecemos aos nossos patrocinadores: BOLD International, Cervejaria Dois Corvos e Cerveteca;

- Agradecemos ao Jorge Páramos por nos ter ajudado a encontrar um local para organizar a prova no Porto e por toda a divulgação que fez do CNQ;

- Agradecemos ao Luís Figueira por nos ter ajudado a encontrar patrocínios;

- Agradecemos ao João Moreira por ter ajudado com a logística em Coimbra;

- Agradecemos ao Tiago Campos de Carvalho por ter levado os jogos para Coimbra;

- Agradecemos ao Júlio Alves por nos ter emprestado o sistema de som;

- Agradecemos ao Rodrigo Castro e ao Alexandre Gonçalves por nos terem transpostado material para o Porto;

- E agradecemos a todos os participantes do Campeonato Nacional de Quiz, este campeonato é para todos os jogadores de quiz nacionais, agradecemos àqueles que fazem com que este evento faça sentido.

Publicaremos fotos do evento na nossa página no Facebook.

Para o ano há mais!