4ª Jornada do Quiz Nations Portugal 1

2023
2022

Abril

2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015

Numa competição tão curta, todas as jornadas prometem jogos que podem ser determinantes para a definição da classificação da fase regular. Nesta 4ª ronda cabia aos Manos Castro a tarefa de confirmar o seu favoritismo contra os Barriga Tanquinho e esperar pelo resultado dos 2 confrontos norte vs. sul em cartaz: espelhando um putativo centralismo de Lisboa, os Espertalhos do Roger e Zbroing 747 assumiam-se como favoritos perante os portuenses Wergamota e Borussia do Monte de Lá de Baixo, respectivamente. 

Estes últimos vinham moralizados por 3 vitórias em 3 jogos, enquanto que os Zbroing assumiam a necessidade de vencer para reduzir o impacto da derrota tangencial contra os Espertalhos.

E, fruto de boas prestações individuais e da capacidade de Gonçalo Pereira em recuperar uma ou outra perda de bola por parte dos colegas, assim foi: os jumbos do quiz adiantaram-se no marcador à 11ª pergunta e não vacilaram até ao fim, num jogo bem disputado mas onde a vitória lhes sorriu naturalmente.

Iriam os Wergamota soçobrar também aos ditames da capital? A situação era dúbia: com apenas 4 pontos em 12 possíveis, fruto de um calendário complicado no arranque da prova, mais um desaire ameaçava minar a confiança da equipa portuense e pôr em causa o seu projecto desportivo de aposta numa mescla de juventude com experiência.

Já os Espertalhos tinham de reclamar o seu estatuto óbvio de candidatos à vitória final, fazendo esquecer uma derrota contra os Manos Castro por números demasiado expressivos — lançando-se assim para a busca dos lugares cimeiros, importantes na definição dos adversários a encontrar na fase a eliminar.

O jogo iniciou-se com o experiente capitão Eduardo Wengorovius ao ataque, bancando duas perguntas de "Moedas do Mundo" como forma de dar o exemplo aos mais jovens e colocar pressão no adversário. Aliada à boa escolha de temas, esta atitude traduziu-se na conquista de 15 pontos em 16 possíveis directos na ronda individual da primeira parte: cada pergunta acertada pelos Wergamota colocava mais pressão no Espertalho que se seguia, levando a uma sucessão de respostas menos bem sucedidas e a uma enorme diferença de 11 pontos à entrada das perguntas de equipas (17 contra 8 pontos)!

Embora o tema "Museus" não tenha sorrido aos portuenses, conseguiram ainda assim aguentar uma diferença de 9 pontos à saída para o intervalo. Esta foi ampliada na segunda parte, fruto de uma fase individual imaculada, seguida de uma gestão adequada da posse de bola: o resultado final de 36 x 49 para os Wergamota augura um futuro brilhante para uma equipa ainda em fase de consolidação, e obriga os Espertalhos a reencontrarem o seu melhor jogo antes do início da fase a eliminar.

De destacar também o excelente jogo dos IT Crowd contra os Falta Aqui Alguém: equilibrado do início ao fim, com 5 pontos ou menos a separar as duas equipas até às perguntas de equipa da 2ª parte. Numa sequência atípica de 14 perguntas em que apenas 5 foram acertadas, a malta dos computadores acabou por revelar a sua menor experiência, com os veteranos Falta Aqui Alguém a conquistarem 8 pontos contra apenas 2 e a conquistar uma vitória que nunca esteve garantida.
 

Evolução pontual dos jogos

Clicando sobre cada entrada na legenda podem ser seleccionados jogos individuais. Passando com o ponteiro em cima de cada linha visualizam-se os temas escolhidos e jogadores que receberam a pergunta.

Classificação, Resultados e Calendário