Liga de Quiz de Lisboa - Inscrições

2018

Dezembro

2017
2016
2015

Como já tínhamos anunciado, em 2017 tem início uma Liga de Quiz para equipas num formato em que as equipas se defrontam directamente. Agora abrimos a inscrição até 15 de Janeiro. As equipas deverão ter 4 jogadores em cada jogo e é esse o número mínimo de jogadores inscritos por equipa, o máximo são 8 jogadores (no entanto, os restantes podem ser inscritos à medida que forem convocados para uma jornada, até à última jornada, desde que não tenham jogado por nenhuma outra equipa).

Os dias de jogo serão a primeira sexta-feira de cada mês, uma vez que não existe nenhum campeonato no mesmo dia e quem estiver interessado poderá jogar também o quiz Hot 100 (a contar para o Ranking Mundial).

A primeira jornada deverá ser jogada em Fevereiro, uma vez que não há tempo de preparar o início para Janeiro.

Nesta primeira edição o número máximo de equipas a disputar a primeira divisão será 9 (3 já estão inscritas), caso haja mais inscritos será criada uma segunda divisão. Ou seja, jogar-se-ão 9 jornadas. Não será jogada a Liga em Janeiro, Agosto (férias) e Novembro (data coincidente com o Campeonato da Europa).

As regras estão a ser elaboradas e serão aqui publicadas posteriormente. No entanto, no post anterior já expliquei a estrutura do campeonato e do jogo, abaixo segue uma versão actualizada.


O jogo

As equipas devem ser constituídas por 4 elementos em cada jornada.

As equipas defrontam-se em confrontos directos.
Há 8 rondas de 8 perguntas - 4 por equipa - 1 por jogador.
As perguntas são directas para cada jogador, se este acertar a equipa recebe 2 pontos. Se não responder dentro de 20 segundos o capitão pode nomear outro jogador para responder, se a resposta for correcta a equipa recebe 1 ponto.
Se a equipa para a qual foi a pergunta não tiver obtido pontos, o capitão da outra equipa pode nomear um membro da sua equipa para responder à pergunta que valerá 1 ponto.
Os jogadores podem sinalizar ao capitão que querem responder. Mas as respostas não podem ser discutidas.
Os jogadores sentam-se numa posição à sua escolha e não podem mudar de posição depois do início do jogo.
Caso uma equipa não tenha 4 jogadores presentes numa jornada, as perguntas que seriam directas directas para esse jogador deverão valer 1 ponto para o jogador nomeado pelo capitão (a cada ronda). Ou seja, segue o jogo como se o jogador (que deveria estar no lugar vazio) não tivesse respondido.

As perguntas não devem ser de nível especialmente difícil (pelo menos na sua maioria) ou de resposta complicada, há que ter em atenção que apenas duas pessoas no máximo irão responder a cada pergunta (em cada jogo) e não terão muito tempo para o fazer.

Cada equipa (da primeira divisão) faz as 64 perguntas da jornada em que folga. Deve ainda ir um elemento da equipa a cada um dos jogos em disputa fazer as perguntas.


O campeonato

Pretende-se que a primeira divisão tenha 9 equipas e todas as seguintes até 10 equipas. No final de cada época o último de cada divisão desce para a divisão abaixo e sobe a equipa que venceu essa divisão. No entanto, um formato mais pequeno não impede que haja campeonato.

Caso haja o número máximo de equipas na liga, cada jornada tem 4 jogos, uma equipa folga.
Jogam-se 9 jornadas, cada equipa defronta as outras uma vez.
No final das 9 jornadas quem tiver mais pontos de campeonato vence-o.

A equipa campeã do ano anterior faz as perguntas da primeira jornada e assim sucessivamente pela ordem da classificação.


Locais

A acordar com bares / associações. Cada jogo do dia deverá ser jogado num local diferente.
Seria interessante cada equipa ter a sua "casa" e jogar 4 jogos em casa e 4 jogos fora.


Inscrições

As inscrições (e qualquer dúvida) poderão ser enviadas para: paulo.martins@quizportugal.pt e info@quizportugal.pt