Finais do Quiz Nations Portugal (1ª edição)

2023
2022

Abril

2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015

Terminou a 1ª edição do Quiz Nations Portugal: parabéns às 8 equipas que participaram! O derradeiro conjunto de confrontos imitou a última jornada da fase regular, e curiosamente terminou com todos os resultados invertidos. Assim, os Barriga Tanquinho ultrapassaram os IT Crowd na fuga ao último lugar, graças ao ecrã azul que preencheu o cérebro dos informáticos nas últimas 9 perguntas do jogo; os Falta Aqui Alguém mostraram também a sua fibra, vencendo uns desconcentrados Wergamota — possível reflexo da saída de Miguel Clara, que vai criar uma nova equipa para disputar a 2ª Liga da próxima edição.

Na luta pela medalha de bronze, uns cada vez mais fortes Borussia Montes De Lá De Baixo levaram de vencida os Espertalhos do Roger, porventura ainda não recuperados animicamente da derrota tangencial contra os Zbroing 747 na meia-final.

Na final das finais, os Zbroing 747 defrontaram os Manos Castro pelo título de campeão inaugural da competição (final disponível aqui); ambas as equipas participam também no Quiz Nations Europe, competição no mesmo formato mas envolvendo várias equipas do velho continente. Assim, no dia antes da final nacional, disputaram 2 jogos amigáveis de preparação para esta competição, servindo o quizmaster nacional Paulo Martins de leitor num deles. Nada de anormal, não tivesse este detectado a repetição de alguns temas entre a edição internacional e a nacional! Tal obrigou o abnegado perguntador a um esforço acelerado de reformulação das questões da final — deixando no ar a dúvida sobre quem teria ganho o título com os temas originais.

Ultrapassado o caricato episódio, as equipas lançaram-se na refrega: em curtos 5 minutos antes do início, os Zbroing avaliaram cuidadosamente os temas à disposição, decidindo a ordem e tentando adequar o 4 titular às possíveis perguntas. Os Manos Castro tiveram de fazer esta reflexão em directo e ao vivo, cortesia do seu capitão Jorge Páramos — que olvidou a transmissão dos temas aos seus colegas de equipa por estar ocupado a sorver vorazmente meio quilo de massa bolonhesa. Como recompensa, coube-lhe escolher como primeiro tema "Exploração Espacial", área onde se esperava uma boa prestação: no entanto, uma misoginia latente impediu-o de identificar a primeira astronauta britânica, Helen Patricia Sharman de seu nome.

Apostado em capitalizar nesta falha inicial, o capitão Zbroingiano Gonçalo Pereira decidiu negar a Alexandre Gonçalves o usufruto do tema "Baías", cuja sapiência em geografia e derivados é lendária. Mas a audacidade não foi recompensada: falhou 2 questões difíceis de baías nacionais, cabendo ao douto adversário recolher 2 pontos nas cascatas resultantes. Findo o embate de capitães, os Manos Castro lideravam 4 a 0, e cabia a Alexandre Gonçalves castigar o atrevimento: felizmente, "Metros" era um tema suficientemente próximo das suas preferências habituais, permitindo-lhe amealhar mais 4 pontos directos.

Com este início rocambolesco, e embora tivesse 2 respostas a mais, os Manos Castro alcandoraram-se nuns inesperados 8 pontos a 0. O resto do recontro decorreu com alguns erros desnecessários de parte a parte, compensados com respostas brilhantes, mas apenas numa ocasião os Manos Castro temeram pelo resultado: foi no início da 2ª parte, quando o capitão dos Jumbos culturais arrecadou 4 pontos que reduziram a vantagem do adversário para apenas 1 ponto; felizmente para a sua equipa, desta feita o seu homólogo castrense não vacilou e repôs a diferença em 5 pontos.

Nada mais a relatar sobre a segunda parte: a vantagem dos corredores de fundo flutuou 1 ou 2 pontos aqui ou ali, mas nunca mais esteve em causa: o encontro terminou com os Manos Castro a conquistarem o seu 1º título na prova por uns concludentes 47 pontos contra 38!

Evolução pontual dos jogos

Clicando sobre cada entrada na legenda podem ser seleccionados jogos individuais. Passando com o ponteiro em cima de cada linha visualizam-se os temas escolhidos e jogadores que receberam a pergunta.

Resultados