Equipas do Quiz Nations Portugal: Manos Castro

2023
2022

Abril

2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015

Apresentação dos Manos Castro, equipa que participa na 1ª edição da liga online Quiz Nations Portugal, nas suas próprias palavras:

Os Manos Castro são uma espécie de alter ego do Fernandos Mamedes, equipa que pontifica no saudoso e já milenar campeonato Quiz de Cascata da Ajuda — uma espécie de Hulk Cinza, mais cerebral e menos musculado (neste caso por força da redução de 6 para 4 elementos).

Formaram-se originalmente em 2017 para lutar pelo título de campeão de Dr.Why Portugal, distinguindo-se principalmente pela inclusão do José André, habitual inimigo figadal na Ajuda (mas amigo próximo nos restantes bairros lisboetas). Contaram para isto também com o perguntador-mor Paulo Martins, que se encontra em licença sabática e aceitou graciosamente o convite para criar os temas nacionais da prova.

As suas expectativas nesta primeira edição são claras: ganhar a competição ou, no mínimo, perder e culpar a sorte. Divertirem-se pode ser um sub-produto aceitável.

São compostos por:

Sofia Santos: engenheira biológica de formação, oscila entre falhar bandeiras de países europeus que já entraram nos Jogos sem Fronteiras e debitar detalhes eruditos da vida de pintores pré-rafaelitas. Faz perguntas para a Liga Quiz e um concurso de televisão, queixando-se de não conseguir decorar as respostas para uso ulterior.

Frases-chave: "Já perguntei isto no Joker" e "Esta pergunta [de ciência] está mal formulada, mas o que eles querem é [termo científico comum], vá...".

 

Alexandre Gonçalves: híbrido de matemático com engenheiro civil, salienta-se pela sua impressionante cultura geográfica e em música clássica, apetência por factóides exóticos e convicção profunda de conseguir reconhecer uma música acelerada de Nicki Minaj (era um homem a cantar, afinal).

Frases-chave: nenhuma. O Alex quando sabe responde, quando não sabe passa.

 

Jorge Páramos: físico desde 2001, o seu filme preferido. Tenta combater o estigma de ser "o gajo de ciências" com uma predilecção por história, mas destaca-se pela capacidade de listar características técnicas de assentos ejectáveis e pelo talento para mandar respostas certas embora 90% ao calhas.

Frases-chave: o Jorge não usa frases, usa asneiras intercaladas com parvoíces. Pode ser identificado pelos gritos de "Gnu!" sempre que pretende expressar a sua insatisfação.

 

José André: filósofo e professor (de Filosofia, que aquilo não dá para mais). Semi-profissional de quiz, alterna a organização de vários jogos na nossa praça com a memorização de mnemónicas  da tabela periódica: tem um conhecimento alargado e bastante equilibrado, falhando apenas na compreensão de factos essenciais à vida humana — e.g. durante o exercício físico não se inspira Vanádio.

Frases-chave: "****-se", seguido de uma diatribe sobre o azar na escolha de pergunta, a dificuldade desta, o critério de aceitação de resposta ou as condições climatéricas.