7ª Jornada do Quiz Nations Portugal 1

2023
2022

Abril

2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015

Neste ano de 2021 que se inicia, a esperança num rápido regresso de melhores tempos domina o discurso público e o pensamento de cada um. Foi com este espírito que os Zbroing 747 se lançaram no seu jogo contra os Manos Castro, vencedores da fase regular desta 1ª edição da prova: já que a liderança lhes escapou após uma derrota contra os Espertalhos do Roger e um empate contra os Falta Aqui Alguém, restava-lhes demonstrar o seu valor intrínseco e falta de temor para com as vitórias consecutivas dos fundistas castrenses.

Praticamente desde o início, o jogo tornou-se numa corrida dos Manos Castro contra o prejuízo: embora sem grandes falhas ou equívocos assinaláveis, algum azar na escolha de temas e precipitação nas respostas levou a que os Zbroing 747 amealhassem uma vantagem ligeira, mas crescente.

A 2ª parte não teve uma alteração a esta toada generalizada, com alguma frustração a transparecer por parte dos membros mais queixinhas e fiteiros dos Manos Castro: a pontuação obrigava-os a acertar as 3 perguntas da sua derradeira caixas-mistério e esperar que os aviões culturais falhassem todas as respostas de seguida, mas os primeiros soçobraram logo na 2ª questão. Como afirmação de princípio, os Zbroing acertaram 2 perguntas na sua caixa-mistério, selando a vitória por 5 pontos e negando ao adversário a magra compensação de 1 ponto, atribuido por uma derrota escassa.

Outro jogo grande da jornada viu os Borussia Montes De Lá De Baixo enfrentaram os Espertalhos do Roger num jogo de alto risco e recompensa: uma vitória garantia o 4º lugar aos tripo-teutões ou o 3º aos alfacinhas. Sem uma explicação óbvia ou táctica especial, o que se supunha ser um jogo disputado até ao final revelou-se um inesperado passeio para os Espertalhos, graças a uma esmagadora 1ª ronda individual — em que esmagaram os adversários por 17 pontos contra apenas 4!

O restante jogo foi relativamente equilibrado, com as duas equipas a conquistarem os mesmos pontos nas perguntas da 2ª parte; naturalmente, esta equiparação foi insuficiente para compensar o desaire, selando-se o jogo com um concludente resultado de 53 pontos espertalhões contra apenas 35 borússianos.

De destacar também o embate juvenil entre os Barriga Tanquinho e os IT Crowd: ambas as equipas digladiaram-se depois de serem fustigados por derrotas contra as demais equipas, expondo a sua inexperiência perante a veterania dos adversários. Num jogo bastante equilibrado, só a fase de equipas da 2ª parte é que permitiu aos orgulhosos nerds distanciar-se do oponente nortenho: os IT Crowd terminaram assim a fase regular com uma vitória por 19 contra 12 pontos.

Evolução pontual dos jogos

Clicando sobre cada entrada na legenda podem ser seleccionados jogos individuais. Passando com o ponteiro em cima de cada linha visualizam-se os temas escolhidos e jogadores que receberam a pergunta.

a

Classificação, Resultados e Calendário