
A confiança é fundamental no Quiz Nations: para a reforçar, é obrigatório obedecer à regra de mostrar sempre as mãos durante o jogo.
Naturalmente, há momentos em que tal não ocorre: esticar o braço para pousar um copo, ajustar a cadeira, coçar partes inconfessáveis ou qualquer outro movimento breve e intencional. Usando o bom senso, estas situações devem ser distinguidas de outras em que as mãos não estejam visíveis no ecrã sem motivo óbvio e/ou com duração excessiva.

Para garantir que estas últimas não ocorrem, de acordo com a letra e o espírito da lei, adoptam-se as seguintes medidas punitivas:
- Um jogador que deixe de ter 1 ou 2 mãos visiveis durante uma pergunta deixa de poder participar na mesma (se o apresentador ou um jogador reparar na situação e alertar para esta).
- É possível que um jogador desrespeite a regra e mesmo assim participe na pergunta (por falha na detecção da situação); como tal, as equipas têm o direito a consultar a gravação do jogo depois deste terminar, para suportar eventual queixa de infracções não detectadas.
- A queixa deve apresentada à organização, que analisará a gravação independentemente e aplicará as seguintes sanções:
- Infracções sem impacto no resultado: aviso ao capitão
- 1 infracção com impacto no resultado: 1 ponto retirado e atribuição de 1 ponto à equipa contrária, se seguisse em cascata
- 2 infracções com impacto no resultado: 3 pontos retirado e atribuição de 1 ponto à equipa contrária, se seguisse em cascata
- 3 infracções com impacto no resultado: derrota por 5+ pontos
Já ocorreram inúmeras situações de suspeição no passado, que foram objecto de intervenção por parte da organização. Embora esta tente manter um critério homogéneo de aplicação de sanções, a falta de regulamentação específica prejudicou a sua acção e deixou dúvidas às equipas visadas. Os critérios acima pretendem suprir esta falha, podendo ser alterados no futuro.
Não se pretende instaurar um clima de caça à multa em busca de vitórias na secretaria, mas sim agir nas situações commumente consideradas como suspeitas e com efeitos directos no resultado do jogo. Além da regra enunciada, o bom senso é essencial na sua invocação.
