Quiz Nations Portugal (3ª época) - Acessibilidade dos Temas

2023
2022

Abril

2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015

Sorte na escolha de temas

Qualquer quiz envolve sorte e azar, mas a Quiz Nations apimenta este ingrediente com a responsabilidade da escolha de temas. Para ilustrar este elemento crucial do formato, e seguindo a valiosa sugestão do Luís Sá, elaborámos uma classificação de jogadores e equipas consoante a acessibilidade dos temas que escolhem.

O método utilizado foi o seguinte:

  1. Dividiu-se a análise por liga, dadas as alterações efectuadas em algumas perguntas.
  2. Para cada tema, foram contabilizados os pontos totais conquistados em todos os jogos.
  3. Dividiu-se o valor obtido pelo máximo de pontos possível, correspondente a todas as perguntas de cada tema serem acertadas directamente (com 10 ou 11 equipas por liga, um tema pode render um total de 2 pontos x 2 perguntas x 5 jogos = 20 pontos): obtém-se assim a acessibilidade de um tema (entre 0 e 1).
  4. Para calcular a classificação de cada jogador, contabilizou-se a soma das acessibilidades dos temas escolhidos por cada jogador ao longo de um jogo e das várias jornadas.
  5. Para calcular a classificação de cada equipa, consideraram-se as acessibilidades das perguntas escolhidas nas fases individual e de equipa.

Exemplo: na jornada 5, no tema Animals in Film, a distribuição de pontos foi a seguinte:

EquipaJogadorResultado
Aa1 p/ equipa
Aa1 p/ adversário
Bb2 directo
Bb2 directo
Cc2 directo
Cc2 directo
Ddfalhada
Dd1 directo
Eefalhada
Ee2 directo

Assim, a acessibilidade do tema é 13/20 = 0.65.

Note-se que o azar ou sorte podem não estar directamente relacionados com a performance obtida: como a pontuação realmente obtida por cada jogador ou equipa não é aqui contabilizada, estes podem ter uma baixíssima classificação de acessibilidade e ter acertado todas as perguntas (e vice-versa) — o que é bizantino para a maioria pode ser imediato para um jogador ou equipa.

Clicando sobre cada entrada na legenda podem ser seleccionados jornadas individuais. Passando com o ponteiro em cima de cada linha visualizam-se os temas escolhidos e sua acessibilidade.

1ª Liga

2ª Liga