Campeonato de Quiz de Cascata - Janeiro 2016

2023
2022

Abril

2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015

O Campeonato de 2016 começou com a primeira organização de sempre por parte dos Cavaleiros Que Dizem Ni, numa jornada em que se estrearam 2 equipas, os Timão (do conhecidíssimo Fred que assim regressa ao Campeonato depois do desaparecimento dos BMV com Laranja) e os Clube Atlético de Arroios  - são 43ª e 44ª equipa desde o início do campeonato em 2006.

Temos de elogiar o primeiro jogo dos Cavaleiros que dizem, como todos sabemos não é fácil fazer um jogo que agrade ao difícil público deste campeonato, no entanto, as reacções a esta estreia foram muito positivas. Tentaram não inventar, apesar de terem uma parte escrita difícil de corrigir, o que levou ao atraso do início do nível 1. Foi um jogo muito diversificado, notou-se que houve trabalho e não se cedeu à tentação de pegar num tema e arranjar facilmente uma mão cheia de perguntas. O principal problema do jogo - como em quase todos - foi a distribuição das perguntas pelos níveis, havia perguntas claramente, para a maioria dos presentes, desenquadradas de nível. 

Os Cavaleiros Que Dizem Ni trouxeram algumas inovações para esta jornada: um programa que mostra a classificação em actualização (apesar de o projector não ter ajudado); e colocaram as perguntas de desempate na parte escrita, algo que evita perdas de tempo. Este sistema serviu já nesta jornada para fazer o desempate entre o 11º e o 12º classificados, que recebem pontuação diferente apesar de ficarem ambos no nível 1; no ano passado nunca foi necessário proceder a um desempate do género.

Os Ordem do Fónix começaram o ano com uma vitória, depois de uma disputa cerrada com os Ex-Cavaleiros e os Timão, que se estreiam no Campeonato com um pódio. Os Fernandos Mamedes que tinham vencido todas as jornadas de Janeiro desde que perderam a de 2009 por um Otzi.

Desde Dezembro de 2014 que não havia 14 equipas em jogo, esperamos que seja para continuar esta boa afluência de equipas.

Os Espertalhos do Roger disputaram a sua 90ª jornada.