Resultados do Campeonato Nacional de Quiz 2019

2019
2018
2017
2016
2015

Os campeões perderam, vivam os campeões!

Decorreu no passado fim de semana de 19 e 20 de Outubro o 5º Campeonato Nacional de Quiz: no Sábado juntaram-se 50 entusiastas para jogar as provas temáticas, de pares e individual, com a preciosa colaboração da Fábrica Braço de Prata, em Lisboa, e da Casa da Madeira do Norte, no Porto — a quem agradecemos toda a simpatia e apoio prestado.

Na competição de pares sagrou-se campeão o par António Pascoalinho + Eduardo Wengorovius, destronando assim os anteriores vencedores José Gomes André + Jorge Páramos, que não repetiram a parceria do ano transacto.

Na prova individual a revanche foi consumada por José Mário Silva, o novo campeão nacional de quiz — que conseguiu assim superar o seu segundo lugar no desempate contra o campeão do ano passado José Gomes André.

Com apenas 1 ponto de vantagem sobre a excelente prestação de Pedro Brandão (que jogou no Porto), no Domingo jogou-se a etapa lisboeta da prova individual sub-30 anos, com a magnífica vitória da nova campeã Cátia Bandeiras!

Foi um excelente regresso de uma jogadora ausente das lides quizzísticas individuais desde o Campeonato Nacional de Quiz inaugural, em 2015; esperamos que um dia destrone os já habituais velhos desgrenhados que vão ocupando os pódios da competição individual geral — e que entretanto dê a luta que os actuais concorrentes ao ranking nacional jovem merecem.

Depois desta emocionante vitória, jogou-se a sempre desejada prova de equipas, onde se juntaram 19 equipas de 4 elementos; Coimbra e Porto foram representados pela "Liga da Justiça Iberia" e "Pelé", respectivamente.

Num jogo composto de quiz tradicional + letra dupla + Irish + audiovisual, cedo se percebeu que a luta seria entre estas duas equipas e as equipas mais fortes de Lisboa: os Fernandos Mamedes, Quiz Jong-Un e Santa Inquizição.

Ao longo de 4 horas, este quinteto cultural foi-se afastando da demais concorrência, mas a vitória só poderia sorrir a uma equipa: vencendo com 179 perguntas em 202 totais, contra 173 do 2º e 3º lugares, os novos campeões nacionais de quiz são os Pelé! Vai assim com toda a justiça o troféu para a cidade invicta.

De realçar a tentativa bem sucedida do Quiz Portugal de apresentar 4 quizzes de equipa acessíveis, sem descurar a competitividade das equipas de topo: o top 5 acertou 85% ou mais das respostas, com a penúltima equipa (perante a saída prematura da última) a responder a 50% das questões colocadas.

De notar também a notável prestação dos 4 orgulhosos portuenses, com Eduardo Wengorovius a participar no par campeão, Eduardo Morais + Luís Domingos a ganharem a prata de pares e João Pedro Pimenta a juntar-se a estes na espectacular investida na prova de equipas.

Por último, os necessários agradecimentos:

  • a todos os jogadores que compareceram ou demonstraram interesse em fazê-lo, mesmo se tal não foi possível;
  • a todos os que ajudaram com algumas tarefas logísticas, nomeadamente a muito apreciada tradição anual de transportar mesas e cadeiras sem solicitação;
  • aos patrocinadores responsáveis pelos magníficos prémios oferecidos aos vários vencedores: a Liga Quiz Portugal (ligaquiz.pt), a Dois Corvos e a Cerveja Sagres;

As pontuações completas encontram-se abaixo.