Olímpiada de Quiz 2016

2023
2022

Abril

2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015

Este ano o Campeonato Europeu de Quiz será, pela primeira vez, substituído pela Olímpiada de Quiz.


Evento

A Olímpiada de Quiz é um evento de 4 dias, que irá decorrer de 3 a 6 de Novembro em Atenas, Grécia. Terá competições individuais, de pares e por equipas, além de eventos sociais e quizzes para entreter. É um evento onde os quizeiros irão ser testados em abrangência de conhecimento, rapidez de resposta e especialidade de conhecimento. Apesar de aberto a quizeiros de todo o Mundo, vão ser atribuídas medalhas para os melhores de qualquer continente que tenha pelo menos 4 competidores em jogo, desta forma o Campeonato Europeu (Individual, Pares, Equipas e Nações) estará englobado na competição. Já são esperadas equipas da África, da América do Norte, da Ásia-Pacífico e da Europa.


Local

A Olímpiada decorrerá no Divani Caravel Hotel.

http://divanicaravelhotel.com/meetings-and-events.html

 


Competições

Quiz Individual

Serão jogadas 100 perguntas de conhecimento geral, em 7 rondas (cinco de 12 perguntas e duas de 20 perguntas) de 12 ou 15 minutos (depende do número de perguntas). Os 10 primeiros desta ronda jogam uma ronda adicional de 20 perguntas a valer 2 pontos cada.

Medalhas da Olímpiada são atribuídas aos 3 jogadores com melhor pontuação. A IQA atribuírá medalhas da IQA aos 3 primeiros jogadores de cada região, desde que haja pelo menos 4 jogadores da região.

Quiz de Equipas Nacionais

Os representantes da IQA de cada nação participante serão convidados a formar equipas de quatro jogadores para competir no evento. Serão jogadas 100 perguntas de conhecimento geral, em 7 rondas (cinco de 12 perguntas e duas de 20 perguntas) de 12 ou 15 minutos (depende do número de perguntas). As quatro equipas melhor pontuadas participam nas meias-finais, enfrentando-se em eliminatórias. As restantes equipas jogam as mesmas perguntas num formato corrido.

Medalhas da Olímpiada são atribuídas às 3 equipas melhor classificadas. A IQA atribuírá medalhas da IQA às 3 primeiras equipas de cada região, desde que haja pelo menos 4 equipas da região.

Os jogadores não seleccionados para representar o seu país nesta competição poderão jogar as mesmas perguntas na competição paralela: Aspirational Cup. (As medalhas desta competição não entram na contabilidade da tabela final do evento, como os desportos de demonstração nos Jogos Olímpicos.)

Quiz de Pares

Serão jogadas 100 perguntas de conhecimento geral, em 7 rondas (cinco de 12 perguntas e duas de 20 perguntas) de 12 ou 15 minutos (dependendo do número de perguntas). 

Medalhas da Olímpiada são atribuídas aos 3 pares com melhor pontuação. A IQA atribuírá medalhas da IQA aos 3 primeiros pares de cada região, desde que haja pelo menos 4 pares da região.

Quiz de Equipas (World Club Quiz Team)

Equipas de 4 jogadores, independentemente da nacionalidade dos participantes, jogarão 100 perguntas, nas habituais 7 rondas, de conhecimento geral pelo título de Campeão do Mundo de Equipas.

Medalhas serão atribuídas às equipas do topo da classificação, no entanto, a competição também é contabilizada como os desportos de demonstração, pois as equipas podem ter jogadores de nacionalidades diferentes. Serão também atribuídas medalhas às melhores equipas de cada região, desde que haja pelo menos quatro equipas com jogadores apenas dessa região.

Quizzes de Especialistas

Existirão 12 quizzes temáticos para apurar os melhores jogadores em cada especialidade. Decorrerão dois simultaneamente, portanto, cada jogador poderá jogar um máximo de 6 quizzes de especialistas. Serão jogadas 50 perguntas, distribuídas em 2 partes iguais, cada parte dura 15 minutos.

Medalhas de Olímpiada serão atribuídas aos 3 melhores jogadores em cada quiz.

Pentatlo

Os 5 melhores resultados nos quizzes de especialistas formam o resultado do Pentatlo. De modo a evitar que o peso um quiz mais fácil seja muito relevante, as pontuações são feitas como percentagem ao melhor resultado obtido em cada quiz.

Medalhas de Olímpiada serão atribuídas aos 3 melhores pentatletas.

Medalhas Nacionais

O resultado mais alto de cada país em todos os 12 quizzes de especialistas serão somados para criar uma competição nacional. Assim, aqueles que não fizeram parte da equipa nacional ainda podem contribuir para um resultado nacional.

Medalhas de Olímpiada serão atribuídas a todos os jogadores cujos resultados contribuam para um pódio da sua nação.

Medalhas Intelectual e Populista

Os 12 quizzes de especialistas estão divididos em 2 grupos - intelectual e populista. Quem competir em 4 ou mais quizzes de um dos grupos terá os quatro melhores resultados (calculados como no Pentatlo) somados para calcular a pontuação nesse grupo. Para a edição inaugural da Olímpiada do Quiz, o emparelhamento seguinte foi aplicado, significando isto que um jogador não poderá jogar os dois quizzes do mesmo emparelhamento, uma vez que decorrerão de forma simultânea.

  • História (I)/Desporto (P)
  • Literatura (I)/Negócios (P)
  • Ciências (I)/Digital (P)
  • Artes Visuais (I)/Televisão (P)
  • Geografia (I)/Cinema (P)
  • Artes Cénicas (I)/Música Pop (P)

Medalhas de Olímpiada serão atribuídas aos 3 melhores jogadores de cada grupo.

Descrição dos temas

Business (P)

Business, commerce, economics, brands, marketing etc.

Digital and Technology (P)

Console, mobile and video games (inc. designers, voice artists, fan conventions, and music – themes, diegetic and non-diegetic), the Internet and world wide web (inc. web TV), digital music (inc. delivery and streaming services), new technology.

Film (P)

Movies and movie making, art house as well as populist. Awards, studios (majors and independents), producers, directors, cinematographers, performers, costume design, music (themes, diegetic and non-diegetic).

History (HB)

Like the World Quizzing Championships, this covers pre-history to recent current affairs. Events, people, places.

Literature (HB)

Literature, novels, prose, poetry (N.B. includes graphic novels but NOT drama)

Performing Arts (HB)

Classical Music, opera, ballet, dance, jazz, drama, musical theatre. As well as composers and performers topics covered will include historic venues, conductors, choreographers, musical instruments, festivals and technical aspects of performance.

Pop Music (P)

Commercial (charts-based) popular music from 1950 onwards, performers, writers, producers, albums, record labels, notable recording studios, instruments, historic venues, concerts and festivals. This will include, for example, African and Asian pop but not jazz or stage musicals (for which see Performing Arts).

Sciences (HB)

Astronomy, Geoscience (inc. Geology), Chemistry, Physics, Life Science (inc. Cellular and Functional Biology) Logic, Mathematics (inc. Computer Science and Statistics)

Sport (P)

All sport - individual and team, occasions, competitions, trophies, sporting venues etc. Emphasis on the last 125 years but historical sport will also be included. (N.B. unlike the World Quizzing Championships, there’s no board or video games etc. )

Television (P)

TV programmes, performers, awards, music (themes, diegetic and non-diegetic), people making television - broadcasters, directors, writers etc. (not camera/studio technicians).

Visual Arts (HB)

Works of fine art: paintings, sculpture, ceramics, performance art, art galleries and museums, artists, art history, auction houses.

Quiz de rapidez

Serão jogadas 3 eliminatórias de quizzes de 3 minutos, cada jogador poderá participar nas eliminatórias que quiser. As perguntas serão curtas, com palavras-chave a negrito (para facilitar a compreensão daqueles cuja língua materna não é o inglês). As perguntas serão de escolha múltipla com 3 a 9 respostas, para evitar problemas na legibilidade da caligrafia. Cada quiz terá mais perguntas que as que será possível serem respondidas, existirá um relógio com contagem decrescente nos últimos 30 segundos do quiz. Ao soar o final quem não parar de escrever será eliminado. Os jogadores que pontuarem mais em cada eliminatória e o melhor segundo classificado das 3 eliminatórias qualificam-se para a final.

Medalhas de Olímpiada serão atribuídas aos 3 melhores jogadores.

Quiz de bota-fora

Cada jogador enfrenta outro, seleccionado aleatoriamente, respondendo às mesmas 5 perguntas mais uma pergunta de desempate. O vencedor qualifica-se para a eliminatória seguinte, até restarem 4 jogadores que jogarão uma final.

Medalhas de Olímpiada serão atribuídas aos 3 melhores jogadores.


Medalhas 

As medalhas de vencedor da Olímpiada e medalhas de participação foram moldadas a partir de uma medalha de participação original dos Jogos Olímpicos de Atenas 1896. Cada participante receberá uma destas medalhas como agradecimento pela participação neste evento histórico. Serão atribuídas 132 medalhas de ouro, prata e bronze para os vencedores das Olímpiadas.


Inscrição

As inscrições estão abertas até 30 de Setembro. Qualquer pessoa está elegível para se registar no evento.

http://jane.abricot-production.com/register/


Participação Nacional

É certo que haverá presença nacional na primeira Olímpiada de Quiz. Esperamos contar com mais participantes que o mínimo para formar uma equipa, como tem sido habitual até aqui nos Campeonatos da Europa. Caso se inscrevam mais que 4 jogadores nacionais será necessário proceder a uma selecção para determinar quais os que jogam na competição para Nações e os que jogam a Aspirational Cup. Será necessário acertar quem joga que quizzes de especialista, de forma a que todas as categorias sejam jogadas por um jogador nacional, garantindo que Portugal tem pontuação para a prova de Nações nos quizzes de especialistas. Caso o número de jogadores nacionais não seja múltiplo de 4 e não seja possível completar alguma equipa, será possível jogar com jogadores de outras nacionalidades, o que normalmente é bastante interessante.


Mais informações

Contacto: hello@quizolympiad.com
Site: http://quizolympiad.com/
Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/783597844983945/
Critérios de eligibilidade nacional: http://quizolympiad.com/event/eligibility-criteria/
Regras gerais: http://quizolympiad.com/event/rules/