Campeonato de Quiz de Cascata: Entrevista a João Silva

2023
2022

Abril

2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015

O Campeonato de Quiz de Cascata - que até já era conhecido como o Campeonato da Ajuda - deverá ter o recinto de jogo da próxima época decidido, como tem sido habitual nas grandes decisões deste campeonato, depois de escrutínio das equipas.

Agora que já se realizou a primeira jornada depois da quebra de relações com a direcção da ARA, fomos tentar saber em que ponto estamos, para isso contactámos (um dos antigos bigodes mais conhecidos do mundo do Quiz nacional - ainda conseguimos uma fotografia dos velhos tempos) aquele que pode ser considerado o pai do Campeonato de Quiz de Cascata: João Silva. Ainda hoje, 10 anos depois, faz parte da Comissão Organizadora e é a ele que mais associamos este campeonato.


QP: Que vantagens e desvantagens teve a jornada da Sociedade de Instrução Musical Libertada em relação às da ARA?

JS: Ainda é cedo para tirar conclusões, mas pareceu-me que as duas principais vantagens foram a sala ter dado um ambiente mais intimista e acolhedor ao jogo e o não se fumar no espaço. Isto para além de ter um espaço para lançarmos umas bolas, desde que seja proibido o Jorge Páramos estar por perto. 
Como desvantagem temos o tamanho da sala, impedindo que joguem mais de 13 equipas, e o estarmos limitados em alguns aspectos de logística que tínhamos na Academia.


QP: Já tens uma ideia qual será a escolha da CO para a jornada de Setembro? Pode ser anunciada?

JS: A jornada de Setembro deveria ser no mesmo local. Simplesmente porque em Agosto será difícil andarmos a sondar toda gente sobre o que acharam e o que pensam ser melhor para o campeonato. Seria também uma oportunidade para decidirmos em conjunto na jornada de Setembro, sobre os procedimentos para os meses seguintes.


QP: Para o próximo ano preferes um local fixo para o Campeonato ou rotatividade por jornada?

JS: Eu prefiro um local fixo. Se nós quisermos e se nos quiserem é sempre mais fácil gerir as jornadas. Espaços sazonais podem implicar termos de mudar jornadas por necessidade dos proprietários. É importante sermos prioritários nos espaços onde jogamos.


QP: Prevês uma reconciliação da ARA com o Campeonato de Quiz de Cascata para breve?

JS: A Academia é o berço de Campeonato e a génese do mesmo. No entanto, só devemos considerar voltar se esta direcção mudar e se estivermos insatisfeitos com os outros locais.


Nota: esta entrevista teve um custo associado, o site já está a dar prejuízo.


Por coincidência, o João apresenta hoje, no Estado d'Alma, um quiz no primeiro aniversário do dia em que nos deixou o Rogério Costa. Para o homenagear, quase todas as perguntas foram feitas pelo Rogério em quizes que apresentou.

Quem conseguir, venha contribuir para esta homenagem e joguem o Quiz do Rogério, apresentado pelo João. Certamente iremos reconhecer neste Quiz a sua marca.
Como o João disse não é de missas, esta é a missa do João, com o copo de Famous Grouse ao alto, seria também a do Rogério. 


Uma grande personalidade do Quiz lisboeta muito ligado aos dois supracitados, e que hoje está de parabéns, é o Fernando Silva, outro dos fundadores dos Cavaleiros do Apocalipse (actuais Ex-Cavaleiros). Desde os primeiros tempos do Quiz em Lisboa que era exageradamente tratado por "avô". Hoje, mais avô que na altura, continua a dar-nos o prazer da sua companhia em noites quizísticas lisboetas.

Parabéns, Fernando, e que chegues a bisavô nos quizzes de Lisboa!