Campeonato Nacional de Quiz 2015

2023
2022

Abril

2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015

Decorreu este fim-de-semana no Instituto Superior Técnico, em Lisboa, o primeiro Campeonato Nacional de Quiz, com organização do Quiz Portugal, apresentação dos Quiz Masters António Pascoalinho e Júlio Alves, e contou com a participação de 116 jogadores.

Há um nome que se destaca quando falamos deste Campeonato, Rodrigo Castro, vencedor das 3 competições principais e do evento especial, fez jus à fama que já tinha de melhor jogador nacional de quiz. Também com 4 medalhas ficou o Alexandre Gonçalves que apenas perdeu o evento especial por ter pior ranking na soma dos campeonatos de pares e individual. Na competição individual destaco ainda o José Ferreira, o melhor sub-30, e a Sofia Santos, a melhor representante do sexo feminino.

A competição de equipas foi emocionante e teve uma luta muito renhida a 3, os Picante do Fred venceram, tal como já tinham feito no evento demonstrativo de Lisboa, seguidos novamente dos Fernandos Mamedes (que, ao contrário do que têm feito nos campeonatos de quiz de cascata, fizeram jus ao nome; já tinham ficado representados no segundo lugar de todas as outras competições), em terceiro lugar ficou a única equipa que veio de fora da região de Lisboa, os Liga da Justiça - Centro, que vieram de Coimbra (onde são os organizadores de quizzes). Também em destaque estiveram os Nome da Equipa, que formaram equipa entre aqueles que estavam inscritos sem equipa (Dina Ferreira Lopes, Gonçalo Franco, Gonçalo Pereira, Jorge Napoleão José Pedro Borges), terminando num brilhante 4º lugar. 

Infelizmente, devido ao alongar do jogo, uma equipa teve de abandonar o jogo antes da sua conclusão. 

Parabéns a todos os medalhados.

Classificação de pares:

Classificação individual:

Evento Especial: Pares Rápidos

Competição de Equipas:

1. Picante do Fred

Frederico Nascimento
Luís Gonçalves
Nuno Raymundo
Pedro Fatela
Rodrigo Castro

2. Fernandos Mamedes

Alexandre Gonçalves
Jorge Páramos
Miguel Fialho
Paulo Martins
Sofia Santos

3. Liga da Justiça - Centro

Bruno Fernandes
Carlos Ramos
João Moreira
João Torgal
José Rebola


2016

O Quiz Portugal vai entrar em período de reflexão para avaliar o que correu bem e o que correu mal nesta primeira edição do Campeonato Nacional de Quiz, para isso contamos com a ajuda dos jogadores de quiz que participaram no evento. Estamos determinados a continuar a organizar o evento e, com a correcção dos erros que avaliaremos, certamente a próxima edição correrá melhor.

Local

Já temos proposta para o local do próximo Campeonato, contamos anunciar com bastante antecedência a decisão final.

Data

Previsto para o penúltimo ou último fim-de-semana de Outubro (a depender do sorteio do calendário da Primeira Liga :)).

Formato

O formato das competições de pares e individual são para manter, contamos ter um jogo diferente para entreter os jogadores do primeiro dia (em substituição do evento de pares rápidos, que teve essa função este ano), a prova de equipas deverá contar com algumas alterações a serem estudadas.


Agradecimentos

Para que este evento fosse possível foram necessárias vontades e ajudas de várias pessoas, o Quiz Portugal quer deixar a todos o seu agradecimento:

  • Aos Quiz Masters António Pascoalinho e Júlio Alves que aceitaram o desafio de fazer os jogos para o Campeonato;
  • Aos Quiz Masters Carlos Manuel Faísca, João Nápoles, Marlene Ribeiro e Pedro Avelar pela colaboração;
  • Ao Jorge Páramos que apresentou e reformulou o evento demonstrativo que teve lugar no Porto;
  • À AEIST por toda a ajuda logística, especialmente ao Carlos Costa e também ao Duarte Donas-Boto;
  • Ao IST por nos ter acolhido;
  • A todos os patrocinadores: Instituto Superior Técnico, Leaving, BOLD International, Blitz Quiz, Jogo na Mesa, Eddie's Origamis, SIMAS Oeiras e Amadora;
  • Ao João Desirat pela ajuda na ordenação, arrumação e limpeza do espaço (isto ainda me custou um menu Durum), este agradecimento extende-se àqueles que se disponibilizaram para ajudar;
  • A todos os Quiz Masters e espaços onde se jogam quizzes que nos ajudaram na divulgação do evento;
  • Agradecemos a todos os participantes por terem aceitado o desafio.

Pessoalmente quero deixar um agradecimento muito especial ao André Ascensão e à Andreia Melo por terem sido, das várias pessoas a quem apresentei o projecto do CNQ, aqueles que tiveram a coragem de abraçar este trabalho comigo - sabendo à partida que nada iríamos lucrar a não ser a satisfação de termos conseguido, com o nosso trabalho, proporcionar este evento aos jogadores nacionais de quiz.