Meias finais do Quiz Nations Portugal (1ª edição)

2023
2022

Abril

2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015

 

Apesar da emoção do derby portuense entre os Borussia Montes De Lá De Baixo e os Wergamota, em geral os quartos de final confirmaram as expectativas resultantes das posições atingidas na primeira fase. O mesmo não se podia dizer sobre as meias finais: com poucos jogos disputados, a diferença entre um 1º e um 4º lugar resume-se a um azar aqui ou ali — um tema que devia ser sobre geografia mas afinal era sobre música pimba, uma recorde desportivo correcto se o mundo tivesse parado em 2015, etc..

Assim, as meias-finais prometiam defrontos bastante mais equilibrados, com tira-teimas a doer entre equipas de valor aproximado. A experiência dos Wergamota e Falta Aqui Alguém defrontou os irreverentes Barriga Tanquinho e IT Crowd, respectivamente. Se o primeiro embate proporcionou uma vitória relativamente limpa aos tripo-lituanos, os alfacinhas ausentes tiveram a vida mais dificultada: só na fase de equipas da segunda parte é que dispararam na pontuação, terminando com uma vantagem sobre os informáticos que não reflecte a maior parte do encontro.

O acesso à final para definição do 1º e 2º classificado produziu dois jogos super-equilibrados: os Manos Castro revelaram um maior ascendente na 1ª parte, mas os Borussia Montes De Lá De Baixo não baixaram os braços e anularam a desvantagem no início da 2ª. No entanto, uma má fase de equipas devolveu a vantagem aos corredores de fundo, que carimbaram a passagem à final com 5 pontos de vantagem final.

Na outra meia final, os Espertalhos do Roger queriam mostrar que a sua prestação na fase regular não corresponde ao seu valor real: com um arranque forte, estiveram à frente durante toda a 1ª parte, embora esta terminasse com os Zbroing 747 a recuperar e as equipas empatadas. Na 2ª parte houve uma ligeira inversão de papéis, com as onomatopeias aeronáuticas a abrirem caminho e os Espertalhos a tentar reduzir a desvantagem.

Dado o equilíbrio registado e o elevado nível das prestações individuais e colectivas, a 2ª fase de perguntas de equipa iniciou-se com um empate virtual. E, num encontro tenso e onde cada jogador sentiu o peso do momento, tudo seria definido nos últimos cinco minutos, cortesia das sempre imprevisíveis caixas-mistério. À entrada desta derradeira sequência, os Zbroing 747 tinham um ponto de avanço, calhando-lhes a primeira sequência de 3 questões: falharam a primeira (o híbrido de leoa e leopardo) e os Espertalhos passaram a saber que era possível ganhar — mas só se acertassem todas. Na seguinte, os Zbroing 747 falharam a "decollage", e a esperança espertalha ergeu-se: despenhar-se-iam na terceira questão?

Não, obviamente: num gesto humanitário, o youtuber PewDiePie guiou-os de volta para o hangar, retirando-se do jogo com 3 pontos de avanço e uma carga de nervos garantida para o que se seguiria. Os Espertalhos só podiam falhar uma pergunta da sua caixa-mistério — um cenário acessível, mas árduo. E mais difícil ficou quando erraram logo de entrada, olvidando os feitos da campeã paralímpica holandesa; mas compensaram de seguida com uma correcta identificação do Gran Chaco sul-americano.

Ultrapassada a pergunta potencialmente mais difícil desta série, restava identificar o penúltimo imperador austríaco Francisco José. Mas a soma de turismo cultural a Viena, 20 valores a história no ensino secundário e fotos em concertos de Franz Ferdinand não foi suficiente para ultrapassar um insidioso Kaiser Guilherme II: este instalou-se belicosamente na discussão e, para gáudio do adversário, foi a resposta final da equipa! Vitória suada para os Zbroing 747, que prosseguem assim para a final contra os Manos Castro.

Evolução pontual dos jogos

Clicando sobre cada entrada na legenda podem ser seleccionados jogos individuais. Passando com o ponteiro em cima de cada linha visualizam-se os temas escolhidos e jogadores que receberam a pergunta.

Resultados