5ª Jornada do Quiz Nations Portugal 1

2023
2022

Abril

2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015

No menu desta jornada destacava-se o embate luso-germânico entre Manos CastroBorússia Montes de Lá de Baixo: arrancando como maiores candidatos ao já de si preenchido mini-campeonato do Porto, estes últimos viam a possibilidade de ultrapassar os irmãos vimaranenses — que vinham a confirmar o seu estatuto de candidatos à vitória final, com 4 vitórias em tantos jogos.

Esta invasão bárbara à posição cimeira cedo se revelou plena de força e intenção: num jogo equilibrado e sem grandes falhas de parte a parte, os Borússia lideraram sempre a 1ª parte, embora as margens não lhes permitissem antecipar uma 2ª ronda facilitada. De facto, a maior diferença foi de 7 pontos à entrada da 1ª fase de equipas, mas no apito para o intervalo apenas 3 pontinhos os separavam.

A segunda parte arrancou com ainda mais equilíbrio: os Manos Castro tentavam explorar qualquer falha na ordenada formação prussiana, que ripostava com respostas incisivas. Algures no meio da refrega, um ligeiro ascendente alfacinha começou insidiosamente a manifestar-se, com os gémeos fundistas a alcançar pela primeira vez a liderança à 6ª pergunta. Uma vez rompidas as primeiras linhas, foi o caos até à 6ª pergunta da fase escrita, com 8 trocas de liderança!

Ao fraquejarem na última pergunta da sua caixa mistério, os atletas de fundo lançavam o desafio aos adversários germânicos: com 5 pontos de diferença, acertem as 3 últimas perguntas do jogo e ganhem! Os teutónicos ultrapassaram com garbo a primeira pergunta, garantindo assim 1 ponto — mas falharam de seguida, garantindo a vitória ao adversário. Vencidos, mas não convencidos, os Borússia garantiram com a derradeira questão a margem mínima: o único jogo do campeonato até então a terminar separado por apenas um ponto!

Compensando a emoção desta partida, perspectivava-se uma maior tranquilidade nos restantes jogos, onde supostamente existiam claros favoritos. Supostamente, não fossem os Falta Aqui Alguém terem já batido o pé aos ditos Borússia — onde, mesmo perdendo por 45 x 47 na 3ª jornada, conquistaram 1 ponto pela sua garbosa prestação. Desta feita defrontaram os Zbroing 747 e, numa prova de força já habitual, dominaram a 1ª parte.

A 2ª metade iniciou-se com as onomatopeias dos ares a reclamar o favoritismo, lançando-se numa caminhada aparentemente triunfal. Mas as 3 respostas certeiras dos Falta Aqui Alguém na primeira caixa-mistério deixavam os Zbroing com uma tarefa relativamente desconfortável: falhar apenas uma das 3 perguntas finais do jogo. E, inesperadamente, falharam logo uma questão floral; a 2ª pergunta foi acertada, e tudo remetido para o último suspiro do encontro — onde a equipa não conseguiu reunir os vários palpites numa resposta correcta. Ao fim de 20 jogos, o primeiro empate do campeonato!

Os grandes beneficiários desta jornada foram os Manos Castro, que se distanciam e parecem ter o 1º lugar quase assegurado, e os Espertalhos do Roger, que venceram confortavelmente os IT Crowd aproveitaram os deslizes alheios para voltar à carga, com bastante incerteza sobre quem ocupará os 2º ao 6º lugar.

Evolução pontual dos jogos

Clicando sobre cada entrada na legenda podem ser seleccionados jogos individuais. Passando com o ponteiro em cima de cada linha visualizam-se os temas escolhidos e jogadores que receberam a pergunta.

Classificação, Resultados e Calendário