6ª Jornada do Quiz Nations Portugal 1

2023
2022

Abril

2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015

A consoada pode ser uma noite de paz, noite de amor… mas os dias que antecederam o Natal foram agitados para as bandas do Porto: na preparação do derby tripeiro entre Wergamota e Borússia Montes de Lá de Baixo, cedo se percebeu que a rivalidade desportiva estava acima de considerações estratégicas sobre subidas na classificação ou corridas a melhor jogador da jornada. 

Assim, coube a Eduardo Wengorovius e João Barbosa os papéis de bom quizeiro e mau quizeiro, respectivamente, transformando o que devia ser um rápido agendamento do melhor dia e hora do defronto numa demonstração de força e taticismo dos Wergamota: quiçá inadvertidamente, João Barbosa fez juz ao seu epíteto de underdog de Rio Tinto e plantou a semente da discórdia, ao manobrar maquiavelicamente a sua putativa disponibilidade para a disputa — cabendo ao capitão Eduardo a tarefa de atenuar a crescente frustração dos adversários.

Finalmente combinado o jogo, restava saber se este inusitado mind game perturbaria a disciplina prussiana do oberstandartenfuhrer Luís "Jay" Sá e seus soldados, ou se a sua superior experiência rolaria veloz pelos campos da juventude e irreverência dos adversários. A resposta foi dada logo na primeira fase de perguntas individuais, com os Wergamota a malabar duas respostas aos adversários e a dar o mote do encontro: numa guerra assimétrica, cabe à parte teoricamente em desvantagem apostar em acções incisivas e que aproveitem as aberturas criadas por uma força superior lançada em ataque desenfreado.

Com 3 pontos de desvantagem no arranque da primeira ronda de perguntas de equipas, os Borússia tinham de fazer valer a sua capacidade logística e garantir que as suas linhas de comunicação e abastecimento intelectual não eram interrompidas pelo adversário: assim foi, com 6 respostas certas em 7 perguntas, contra 5 dos Wergamota — terminando assim a 1ª parte com estes a liderar por um singelo ponto.

Com apenas uma curta interrupção para reabastecimento, pode-se apenas especular sobre o que terá o capitão Eduardo Wengorovius transmitido aos seus partisanos: no entanto, uma análise geopolítica da batalha deixa antever a vontade deste de vingar a ocupação nazi da Lituânia, honrando assim a origem histórica do seu apelido contra a inspiração prussiana do exército alemão. Assim, o luso-lituano lançou-se de respostas em riste logo no 1º par de questões individuais, conquistando os 4 pontos que dariam o exemplo aos seus correligionários: nem uma pergunta falhada pelos Wergamota até às caixas-mistério! 

Confundidos pela acutilância e raiva contida em cada resposta final dos Wergamota, os Borússia viram ser lentamente depauperada a sua vantagem organizacional, caindo vítimas de um inverno frio e da abnegação da resistência adversária: apenas 6 respostas correctas respondidas directamente, em 12 possíveis. As caixas-mistério foram apenas uma formalidade, terminando a refrega nuns conclusiva capicua 54 x 45: ironicamente, o ano da derrota final dos nazis na Lituânia e Europa como um todo.

Também com muita emoção, mas sem as implicações etno-militaristas do jogo anterior, de realçar a boa réplica que os Falta Aqui Alguém deram aos Manos Castro, que só na derradeira ronda de caixas-mistério confirmaram a vitória e asseguraram assim o 1º lugar na fase regular. Destaca-se também a prestação dos Zbroing 747, a 1ª equipa a atingir a estrondosa marca dos 60 pontos num jogo, atropelando assim os IT Crowd.

Evolução pontual dos jogos

Clicando sobre cada entrada na legenda podem ser seleccionados jogos individuais. Passando com o ponteiro em cima de cada linha visualizam-se os temas escolhidos e jogadores que receberam a pergunta.

a

Classificação, Resultados e Calendário