3ª Jornada do Quiz Nations Portugal 1

2023
2022

Abril

2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015

A terceira jornada da competição iniciou-se com o derby Espertalhos do Roger x Manos Castro, numa partida que se adivinhava equilibrada. No entanto, uma ou outra indecisão ou mau palpite individual cedo cavou uma diferença de 6 pontos a favor dos gémeos vimaranenses.

Sabendo que uma ronda individual menos conseguida podia virar 6 pontos a favor dos Espertalhos, os Manos Castro temiam pela sua sorte na segunda parte, mas sem razão: uma sucessão de escolhas afortunadas de tema cedo ampliou a vantagem, culminando num imerecido resultado final de 55 contra 41 pontos.

Muito mais emocionante foi o embate entre Borussia Montes De Lá De Baixo e Falta Aqui Alguém: duas equipas veteranas de quizes do Porto e Lisboa, com rotinas já estabelecidas e estratégias bem delineadas. Saíndo a jogar na primeira parte, os lisboetas mantiveram uma curtíssima vantagem durante a primeira parte, saindo para o intervalo com 3 desconfortáveis pontos a mais.

A partida reatou com os saxo-tripeiros a não desperdiçar o privilégio de responder primeiro, anulando a vantagem e mostrando que estavam prontos para a refrega. E, como se pode ver pela evolução pontual, esta não poupou nenhum interveniente: várias respostas erradas directamente e no ressalto levaram a momentos de grande suspense para os deliciados espectadores — embora normalmente não fossem aproveitados pelo adversário, tal a dificuldade de alguns temas.

No final da segunda parte, os Falta Aqui Alguém comandavam com 4 pontos de vantagem e apenas duas Caixas Mistério por abrir: sem possibilidade de conquistar pontos em cascata nas perguntas de equipa, a única esperança dos prusso-portuenses era a de escolher bem, acertar todas as 3 perguntas a concurso e esperar que os alfacinhas faltassem todos na hora de responder.

E assim foi: as 3 perguntas da Caixa Mistério A valeram 6 pontos aos Borussia Montes De Lá De Baixo, e a pressão colocada sobre os Falta Aqui Alguém rendeu como esperado: 3 perguntas, 3 respostas ao lado, e a partida encerrada com a diminuta mas suficiente vantagem de 2 pontos para o colectivo nortenho — que segue assim no topo da tabela, em igualdade pontual com os Manos Castro. Como recompensa pelo melhor jogo da 3ª jornada, os lisboetas levam 1 ponto.

 

Evolução pontual dos jogos

Clicando sobre cada entrada na legenda podem ser seleccionados jogos individuais. Passando com o ponteiro em cima de cada linha visualizam-se os temas escolhidos e jogadores que receberam a pergunta.

Classificação, Resultados e Calendário