Ranking nacional de Quiz

2023
2022

Abril

2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015

Devido às inúmeras competições individuais de quiz que há durante um ano civil, o Quiz Portugal tomou a iniciativa de criar um ranking nacional de quizzers com base nas competições individuais mais importantes: Campeonato Nacional de Quiz, Campeonato Europeu de Quiz (este ano integrado nas olimpíadas), Campeonato do Mundo de Quiz e o Hot100 (competição mundial mensal).

Cada prova terá uma ponderação associada à sua dificuldade histórica para que as provas mais fáceis não sejam as únicas a contar para este ranking. Sendo assim, a percentagem de perguntas correctas numa determinada prova será mutiplicada pelo factor de ponderação associado à prova. As ponderações são as seguintes:

  • Hot100 - 1
  • Campeonato Nacional de Quiz - 1,1
  • Campeonato Mundial de Quiz - 1,4
  • Campeonato Europeu de Quiz - 1,5

O ranking terá em conta todas as provas que tenham sido realizadas nos últimos 12 meses.

De entre todas as pontuações obtidas por um jogador nessas 15 provas (11 Hot100, 1 nacional, 1 mundial e 1 europeu), contarão apenas os 5 melhores resultados escolhidos de entre os 4 melhores resultados em Hot100, do resultado no nacional, do resultado no mundial e do resultado no europeu.

Este método possibilita que um jogador que esteja impedido de jogar uma determinada prova não fique prejudicado no ranking final pois terá outras provas para conseguir juntar 5 resultados, e ainda que os resultados não sejam todos obtidos na mesma prova (no caso do Hot100).

O ranking será actualizado mensalmente após a realização de todas as provas programadas para o mês em causa.

Abaixo publicamos a primeira publicação do ranking que é liderado, sem surpresas, pelo bi-campeão nacional Rodrigo Castro. O pódio fica completo com o Jorge Páramos no segundo lugar e o Paulo Martins em terceiro.

No fim do ano civil, depois do apuramento de todas as provas a realizar em Dezembro, os melhores classificados deste ranking ficarão apurados para uma nova competição que teremos o prazer de anunciar em breve!