Campeonato do Mundo de Quiz 2016 - Data e formato

2023
2022

Abril

2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015

Já há data para a realização do Campeonato do Mundo de Quiz deste ano. Como é habitual, foi anunciado que se realizará no primeiro sábado do mês de Junho, em vários locais espalhados pelo Mundo. Quem desejar acolher o evento deve contactar: venues@worldquizzing.com. Este será o quarto ano que o evento decorrerá em Lisboa, no ano passado também o Porto aderiu à competição.


Como funciona o Campeonato do Mundo

O evento está aberto a quem desejar participar e possa deslocar-se a um dos locais acreditados para a realização do evento; para tal deve contactar o organizador local. As perguntas são distribuídas em inglês com antecedência suficiente para serem traduzidas para a língua local (o que não é obrigatório e nunca aconteceu em Portugal por falta de quem tivesse vontade/disponibilidade para o fazer - é preferível ter as perguntas escritas no formato original a ter uma tradução que pode induzir em erro).

O Quiz é escrito e jogado em simultâneo em todo o mundo. Consiste em 240 perguntas divididas por 8 folhas cada uma dedicada a um tema diferente. São jogadas duas partes de 1 hora, divididas por um intervalo de 10 minutos, em cada parte são jogados 4 temas. A pontuação no pior tema de cada jogador não conta para a pontuação final, apenas será usada para desempate.


Categorias

  • Culture [Architecture, Fine Arts, Philosophy, Museums, Religion, Mythology]
  • Entertainment [Music (Classical, Blues, Film Score, Jazz, Rock, World), Ballet, Musicals and Operas, Radio, Television]
  • History [(<450AD),(450-1492),(1492-1900),(1900-date), Current Affairs, Explorations, Famous People, Civilizations]
  • Lifestyle [Costume, Design, Fashion, Food & Drink, Handicrafts, Health & Fitness,Human Body, New Age Beliefs, Products & Brands, Tourism]
  • Media [Movies [(1900-1980), (1980-2000)], (recent), Literature [(<1900),(1900-1980),(recent)], Poetry, Drama, Comics, Language]
  • Science [Chemistry, Mathematics, Physics, Social Sciences, Fauna, Flora]
  • Sport [Track and Field, Team Sports, Motor Sports, Winter Sports, Games, Hobbies & Pastimes, Records]
  • World [Geography, Cities, Space, Technology, Transport, Inventions]

O processo de selecção de perguntas

A International Quizzing Association (IQA) tenta levar a bom porto a árdua tarefa de seleccionar perguntas que tenham uma resposta igualmente acessível às pessoas de qualquer parte do mundo. É uma tarefa que requer engenho, cuidado e experiência. A IQA já organiza este tipo de eventos há mais de uma década, portanto experiência não falta.

Chris Jones (IQA GB), Arko Olesk (IQA Estonia), Anurakshat Gupta (IQA India), Leslie Gelman (IQA USA) e Paul Paquet (IQA Canada), sob a liderança de Steven De Ceuster (IQA Belgium) fazem as perguntas. este ano vão escrever mais de 1500, das quais serão seleccionadas 240. Estas perguntas devem cobrir a maior variedade de assuntos possível e representar justamente todas as regiões do mundo.

Uma vez feitas as perguntas são enviadas a um painel mais abrangente de juris de todo o mundo, para que sejam pontuadas e verificadas. As perguntas mais pontuadas em cada secção chegam à selecção final. Após isso acontecer regressam aos directores da IQA que organizam as listas finais de perguntas e as enviam para tradução. Este ano serão traduzidas para 12 línguas.


Participação portuguesa

Com 3 participações Jorge Páramos é o quizeiro português com mais presenças em Campeonatos do Mundo. Em 2015 jogaram 10 portugueses, 7 em Lisboa e 3 no Porto.

Melhores portugueses:

  • 2015 - Rodrigo Castro 163º com 103 pontos (10 participantes nacionais)
  • 2014 - Rodrigo Castro (7 participantes nacionais)
  • 2013 - Alexandre Gonçalves (5 participantes nacionais)

Caso pretendam jogar em Lisboa ou tenham dúvidas sobre como participar e organizar o evento noutra cidade podem contactar o Quiz Portugal para mais informações.