Entrevista a Pedro Fatela - Ex-Cavaleiros

2023
2022

Abril

2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015

Os Ex-Cavaleiros são os organizadores de hoje do Campeonato de Quiz de Cascata, fomos entrevistar o Pedro Fatela. Campeão Nacional de equipas, reforço dos Ex-Cavaleiros dos tempos quando fizeram a transição de Cavaleiros do Apocalipse. Amigo do seu amigo, uma pessoa com opiniões próprias, vejamos o que tem para nos dizer.


Com o que podemos contar deste quiz dos Ex-Cavaleiros? Vão rebentar com o pessoal?

A frase mais repetida na preparação deste Quiz foi “Rodrigo, isso é nível 3!”. Ou seja, para todos os que vão achar este quiz difícil, na escala do Rodrigo…é para meninos.

Gostava de deixar uma palavra para o Fernando, pela ajuda, pelo apoio e pelas perguntas que estão quase a chegar! Provavelmente com essas é que rebentávamos com o pessoal!


Terão inovações ou preferiram um estilo clássico?

O mais clássico possível. Parte escrita acessível para aquecer a malta. Seis temas gerais, distribuição de perguntas feita através do Método João Silva e sempre jogável (sem borlas nem perguntas impossíveis).


Já ganhaste o Campeonato Nacional, é desta que os Ex-Cavaleiros se impõe na Ajuda? O que tem faltado?

Nós somos o Real Madrid do Quiz, temos o Cristiano Ronaldo...e depois também temos... o Arbeloa, o Nacho, o Casemiro.... é difícil!!!

Mas verdadeiramente o que nos falta para ganhar o campeonato da Ajuda é simples ... beber menos! Começo a ter a ideia que é mais fácil jogar sóbrio e quase a certeza que já perdemos jogos por estarmos meio alcoolizados no nível 2. 

De resto somos sempre prejudicados pela arbitragem e distribuição de perguntas e ….. vocês sabem do que eu estou a falar?!?!


Custa muito estar numa equipa com o João e tu a refilar, o Fernando a divagar e o Rodrigo a acertar quase tudo ou basta mandar vir uma garrafa de vinho?

A mim não me custa nada!

Existe alguma coisa melhor do que ver o João a embebedar-se com um vinho que a Glória trouxe. O Rodrigo a responder sobre coisas que nunca ouvi falar, exceto o Fernando que tem uma história sobre isso, mas que não se lembra bem!, E o Miguel a dizer que existem poucos animais no jogo (e às vezes com o João ao lado!?), e que já saíam uns índices da bolsa!!!


Tens gostado dos quizzes da Ajuda ou sais de lá a apetecer-te deixar umas nódoas negras pelo caminho?

Os quizzes têm melhorado! Também penso que a Cascata da Ajuda tem uma mística especial, que permite suportar coisas insuportáveis!

Quando todos se convencerem (e são cada vez mais) que a organização do jogo tem a responsabilidade de divertir as outras equipas e não andar a aparvalhar com perguntas impossíveis, melhores serão os quizzes no futuro.

(Mal acabei de escrever isto, lembrei-me de algumas perguntas que o Rodrigo colocou no jogo, e já me arrependi.)


Conta-nos o teu percurso no quiz, como chegaste aos Ex-Cavaleiros?

Conheci o jogo no saudoso Cha-Cha-Cha, onde também conheci o “Johnny Bigodes” (João Silva). Passei frequentemente por muitos dos sítios onde o jogo se foi realizando, inclusivé pelos primeiros jogos da Cascata da Ajuda. Lembro-me de levar moscatel e scones para casa e quem jogou na altura sabe o que significava esse prémio!

A minha entrada (juntamente com a Joana) nos Ex-Cavaleiros deu-se pela necessidade do João ter companhia para beber vinho e do Fernando ter alguém que o leve a casa.


Qual foi a história mais engraçada por que já passaste num quiz?

Já tive muitos momentos engraçados, às vezes as pessoas à volta é que não acham piada!

Mas um momento verdadeiramente fantástico foi quando acertei uma pergunta de nível 3 de literatura (o meu amigo José Rodrigues Miguéis), porque a minha professora de 7º ano nos Salesianos me fez ler o livro que saiu na pergunta. Tenho que dizer que o ar absolutamente atónito dos meus companheiros de equipa quando respondi, é das melhores recordações que tenho dos quizzes (até porque ganhamos devido a essa resposta).

Devo acertar tantas vezes no nível 3, que estou sempre a contar esta história. E o livro está lá em casa...debaixo do pé da mesa, para nivelar (grande João Pedro)!


 O que é para ti um quiz perfeito?

Lá está, chegamos ao nível 3 da entrevista! Esta pergunta não tem resposta possível. Provavelmente os quizzes são como as mulheres, são todos diferentes e não existe nenhum perfeito, mas sem sabermos bem porquê, uns dão mais “pica” que outros.