Liga de Quiz de Lisboa - 2ª edição

2023
2022

Abril

2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015

Como aconteceu em 2017, em 2018 irá ser jogada a Liga de Quiz de Lisboa. Será, novamente, jogada num formato em que as equipas se defrontam directamente. Agora abrimos a inscrição até  ao final do mês. As equipas deverão ter 4 jogadores em cada jogo e é esse o número mínimo de jogadores inscritos por equipa, o máximo são 8 jogadores (no entanto, os restantes podem ser inscritos à medida que forem convocados para uma jornada, até à última jornada, desde que não tenham jogado por nenhuma outra equipa).

Os dias de jogo serão a primeira sexta-feira de cada mês, uma vez que não existe nenhum campeonato no mesmo dia.

As regras deste ano são ligeiramente diferentes da época anterior.


O jogo 

As equipas devem ser constituídas por 4 elementos em cada jornada.

As equipas defrontam-se em confrontos directos.
Há 16 rondas de 4 perguntas - 16 perguntas directas por jogador.
As perguntas são directas para cada jogador, se este acertar a equipa recebe 2 pontos. Se não responder dentro de 20 segundos o capitão pode nomear outro jogador para responder, se a resposta for correcta a equipa recebe 1 ponto.
As equipas respondem simultaneamente a cada pergunta, devendo o jogado designado escrever a resposta.
O jogo será composto por duas partes iguais. Em cada parte cada jogador pode passar 1 pergunta para cada 1 dos seus colegas de equipa, mais 1 extra para quem se ofereça para responder, se nenhum outro jogador quiser responder o jogador original pode responder com a resposta a vale 1 ponto.
As respostas não podem ser discutidas.
Os jogadores sentam-se numa posição à sua escolha e não podem mudar de posição depois do início do jogo.
Caso uma equipa não tenha 4 jogadores presentes numa jornada, as perguntas que seriam directas directas para esse jogador deverão valer 1 ponto para o jogador nomeado pelo capitão (a cada ronda). Ou seja, segue o jogo como se o jogador (que deveria estar no lugar vazio) não tivesse respondido.

As perguntas não devem ser de nível especialmente difícil (pelo menos na sua maioria) ou de resposta complicada, há que ter em atenção que apenas duas pessoas no máximo irão responder a cada pergunta (em cada jogo) e não terão muito tempo para o fazer.

Cada equipa faz as 64 perguntas da jornada em que folga. Deve ainda ir um elemento da equipa a cada um dos jogos em disputa fazer as perguntas.


O campeonato

Cada equipa joga contra todas as outras uma vez e organiza uma jornada.

A equipa campeã do ano anterior faz as perguntas da primeira jornada e assim sucessivamente pela ordem da classificação.


Locais 

A acordar com bares / associações. Cada jogo do dia deverá ser jogado num local diferente.
Seria interessante cada equipa ter a sua "casa".


Inscrições

As inscrições (e qualquer dúvida) poderão ser enviadas para: paulo.martins@quizportugal.pt 


Os campeões de 2017 foram os Espertalhos do Roger.