Entrevista a Carlos Santos - NNAPED

2023
2022

Abril

2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015

Hoje a jornada do Campeonato de Quiz de Cascata é da responsabilidade dos NNAPED - já andam nisto há tanto tempo que o significado da sigla já nem deve ser sabido por muitos (Não Negues À Partida uma Equipa que Desconheces) -, já foram apelidados como "a equipa dos médicos", são pioneiros neste campeonato e já existiam antes dele. Indissociável da equipa é o nome Carlos Santos, um dos nomes maiores do Quiz em Lisboa. Criou um estilo próprio, já originou muitas gargalhadas e mãos na cabeça, hoje tem seguidores. Muitas vezes nos quizzes de Lisboa ouve-se "esta pergunta é à Carlos Santos". Também é conhecido pelas suas montagens no Paint. Tivemos o privilégio de o entrevistar.


Foi possível ver no Facebook que o Quiz dos NNAPED se tratou de um trabalho de equipa, foi preciso fazerem das triplas coração para se entenderem?

ahahah, começa bem isto…. Na realidade não houve necessidade de fazer das Tsipras coração. Já somos todos crescidos, e cada um já sabe o que tem de fazer. Espera, toda a gente não, o Gancho ainda não sabe. Rui Gancho começou a sessão de trabalhos apresentando 80 perguntas de história, e 79 deram a volta à sala (pelos 6 elementos da equipa). Mas de resto, entendimento 5 estrelas.


Os NNAPED são uma equipa histórica que participou em todos os campeonatos de quiz de cascata, a experiência fez-vos alterar muito o vosso estilo de quiz ao longo dos anos?

Verdade, já andamos nisto há 10 anos…tempo voa. Sim, o estilo foi claramente alterado durante estes 10 anos. Lembro-me que nos primeiros anos era eu que praticamente tratava do assunto, mas depois tive de deixar-me envolver pela equipa para que houvesse equilíbrio. Para teres noção o que isto mudou … quando fiz o primeiro (2005) os URSINHOS venceram (!). Para veres a rebaldaria que isto era antes…. Mas agora os médicos envolveram-se e tudo mudou!


Podemos contar com muitos provérbios e charadas?

Não. O quiz deste ano tem zero de Carlos Santos. Já percebi que aqui neste Nosso campeonato não é esse o caminho. Percebi que aqui se joga a sério, e para isso… Carlos Santos está fora. Sempre com a equipa, ajudar no equilíbrio das perguntas… mas zero de parvoíces.


Qual a melhor memória que guardas do Campeonato de Quiz de Cascata?

São muitas, quase todas elas nos primeiros 3 anos. Mais recentemente parece que nada ficou, estranho. Mas uma das melhores foi quando apareço pela 1ª vez no cascata (estreia absoluta), já pelos NNAPED.  Fomos logo ao nível 3, e não é que eu acerto 2 perguntas de nível 3 consecutivas (e feitas pelo J.S.)? Lembro-me que recebemos alguns olhares a perguntar… o que se passa com esta equipa hoje? Foi bonito! E claro, a memória do Rogério, que fui encontrar 10 anos depois de termos saído juntos dos Salesianos.


Neste momento participas na organização de vários quizzes, ainda tens novos projectos para levar em frente?

Sinceramente, não. Os quizzes são um hobby for moi. Houve meses que dei por mim a fazer 5 quizzes semanais, uma loucura. Tive de abrandar. Dei por mim a falhar aniversários de amigos porque … tinha um quiz para fazer. Participarei em projectos, claro que sim, mas… nunca por iniciativa própria, só se for convidado para tal.


De onde te sai tanta inspiração, há até quem diga que és um génio, tens alguma fonte inspiradora?

De DEUS. Podem não acreditar, mas é o NOSSO PAI que me dá inspiração, e porque eu lhe peço também! Quanto ao ser génio … hummm … NÃO!


Enquanto quizzer na vertente do utilizador, dá-te mais prazer jogar os quizzes de que outro Quiz Master?

Queres entalar-me ….  Risos! Na realidade só jogo os quizzes do “meu” J.S. (E quando posso). Por isso não há outra resposta possível. Agora recentemente, comecei a jogar alguns quizzes dos meus “discípulos”, que resolveram começar a fazer quizzes. E claro, gosto de jogar o deles, pois … (há muito de C.S.). ;)


Sentes-te de alguma forma marginalizado por alguns jogadores e Quiz Masters por os teus quizzes serem diferentes?  Ou o teu sucesso abate qualquer crítica?

Tu o disseste!  Porque fazes esta pergunta … é porque na realidade existe essa situação. Sim, sinto. Mas também te digo, já senti mais… “já foi chão que deu uvas”. (boa expressão para o próximo).  E sim, já consegui superar a crítica.  (Vou confessar aqui uma situação) ….  Já com alguns quizzes C.S. feitos, senti que agarrei algum público. Numa quinta feira não consegui de todo fazer o quiz e … pedi ao Pascoal se me podia enviar um quiz dele). Ele gentilmente enviou, com respostas e tudo … e voilá, tinha quiz para quinta. Feed Back desse quiz ? Senti que os tinha perdido … levei bocas do tipo… (“mas passaste-te ou que?  Mas o Benfica perdeu para fazeres estas perguntas? Mas o que é isto agora … queres correr connosco?).  Escudado será dizer que tive de pedir desculpas e explicar o sucedido. E foi nesse momento que percebi … há dois públicos diferentes de Quizzes, e eu quero o MEU, mesmo sendo marginalizado por outros…


Vês-te como o criador de um estilo de quiz próprio? O Quiz Carlos Santos. 

50 perguntas Carlos Santos?? Disso eu próprio tinha medo. Se 7/8 perguntas C.S. já dão trabalho… 50 então… o que seria! Não, nada de estilo próprio, não podemos esconder as raízes do Quiz.


Usas este estilo de quiz para dificultar a vida a algum batoteiro que possa aparecer?

Acertaste em cheio. O primeiro quiz que fiz (que deu trabalho) vi imensas pessoas ao telemóvel … e pensei,…mas o que é isto? Espera que no próximo já Vos digo. E assim começaram a aparecer as imagens e as brincadeiras. E não é que as pessoas gostaram?  E nesse momenti também senti… vou perder alguns, mas ficar com outros.


A parceria com o João Silva é para continuar? Como começou?

Até ele ficar farto de mim, SIM! Para mim o Quiz sem o J.S. não faz sentido. “cresci” com ele … e nunca me abandonou. Quando ele me diz … “HOJE TENS DE FAZER O QUIZ SOZINHO” .  Para mim até era melhor que não houvesse QUIZ nesse dia, parece que é estar a assistir ao Futebol sem golos.  Começou exactamente como disse aqui em cima, começou com Eu acertar duas perguntas de nível 3 consecutivas com ele a apresentar. No final (ele sem saber quem eu era) veio dar-me os parabéns (sim, tinha bigode e o copo de Whiskie na mão) e trocamos duas ou três palavras e … voilá. Comecei a ir aos Quizzes dele nas Tapas … e no dia que ele ia de férias perguntou … “ olha lá pá … não queres fazer o quiz por mim?”  E pronto, 9 anos depois aqui estamos os dois juntos


Imagina que te apresento estas imagens: Pamela Anderson, uma velha, um prato bacalhau à braz já meio comido, uma miss Mundo; qual achas que é a resposta para o enigma?

Consegues ser mais repescado do que EU!!  Quanto tempo tenho para tentar adivinhar?

Para ti fica este apelido português… ;)

  


Carlos, seria mais adequado se nesta altura me falasses do Advento. Fiquei algo desiludido com a tua ausência de resposta, sabes que não se devem deixar espaços em branco, nem que se tente um grande chouriço. Ainda por cima tinhas duas respostas possíveis: "panela velha é que faz comida boa" ou aquele menos conhecido que criei para ti "mama velha foi comida em nova".