Nova apresentação de resultados do Quiz Nations Portugal

2023
2022

Abril

2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015

Com a 7ª época do Quiz Nations Portugal a iniciar-se este fim-de-semana, introduzimos algumas alterações no modo de apresentação da informação referente a cada jornada e à evolução da luta pela glória quizística.

Sobre o aspecto gráfico unificado e de mais fácil consulta, que pode ser experimentado aqui, destaca-se a leitura da evolução de cada jogo:

  • Cada pergunta é representada por um quadrado contendo a pontuação nesse momento da equipa que a acertou (ou pediu, se ninguém acertar)
  • A cor indica se foi acertada directamente (verde), em cascata pela própria equipa (amarelo) ou, pior, pela equipa adversária (azul); perguntas que não foram respondidas acertadamente por ninguém são coloridas a vermelho.
  • O rebordo de cada quadrado indica a dificuldade da pergunta, conforme determinado pelos Expected Points (xP) discutidos abaixo: uma fronteira verde indica uma pergunta acessível, amarela uma que rende em média apenas 1 ponto em 2 possíveis, e vermelha uma difícil.

Assim, em geral perguntas verdes com rebordo vermelho indicam grandes respostas a questões difíceis, enquanto que perguntas vermelhas com rebordo verde revelam falhanços clamorosos em perguntas fáceis (embora dependa da composição de cada equipa e apetências temáticas individuais, como é óbvio).

 

No exemplo acima (real!), vemos que uma equipa iniciou a 2ª parte com 21 pontos, acertando a sua 1ª pergunta directa; no entanto, a segunda foi roubada, dando 20 pontos à equipa contrária. Como vingança, a equipa roubou novamente a primeira pergunta para o adversário, fazendo 22 pontos, e de seguida ninguém acertou a 4ª questão. A 5ª questão não foi acertada por quem escolheu o tema, mas salva por um colega; a 6ª foi roubada pelo adversário, a 7ª também, a 8ª falhada e a 9ª salva — num jogo impróprio para cardíacos, como rezam os comentadores desportivos.

Destaca-se também a introdução de um conceito já frequente no futebol e noutros desportos: os expected points (xP) — sugestão do Luis 'Jay' Sá, capitão dos Borússia Do Monte Lá de Baixo.

Estes traduzem o número de golos esperados, quer individualmente, quer em equipa, e são calculados de um modo intuitivo (separadamente para cada Liga):

  • Para cada uma das 60 perguntas feitas, é somado o total dos pontos conquistados: 2 para resposta directa e 1 para resposta da própria equipa ou da adversária, sem distinção.
  • Feita a média, obtém-se o xP desta pergunta: xP = 2 indica que todos acertaram, xP = 0 que todos falharam.
  • Este cálculo é repetido para cada tema: xT = 4 indica um tema completamente acertado, xT = 2 um tema em que metade das vezes uma pergunta é falhada em média, etc.
  • Cada jogador tem o seu xP calculado pela soma dos temas escolhidos directamente. Assim, um jogador que num jogo tenha xT = 8 escolheu dois temas que foram completamente acertados; um jogador com xT baixo optou por um tema que (para a generalidade dos jogadores) foi considerado difícil.
  • Este cálculo é realizado para as escolhas de cada equipa ao longo do jogo (incluindo escolhas individuais e colectivas), e permite apresentar o xP esperado ao fim do jogo. Assim, uma partida que termine com Equipa A (xP = 40) 45 x 40 (xP = 50) Equipa B mostra que a Equipa A se portou acima das expectativas (visto que fez 45 pontos, sendo apenas esperados 40), enquanto que a Equipa B ficou aquém do possível (apenas 40 em 50 pontos esperados).
  • Comparando os resultados obtidos e os esperados, é possível calcular a variação para cada jogador ou equipa: +5% indica uma performance acima do esperado, -10% bastante abaixo.

Naturalmente, esta métrica tem várias fragilidades e casos omissos ou patológicos, pelo que se aconselha alguma precaução no seu uso. Quaisquer sugestões são sempre bem-vindas!