Campeonato de Quiz de Cascata - Junho 2016

2023
2022

Abril

2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015

A jornada de Junho do Campeonato de Quiz de Cascata foi organizado pelos Ordem do Fónix. Foi na generalidade um jogo muito difícil, às vezes uma pergunta mais fácil dava a sensação de ser uma borla. Mas sem erros muito relevantes e quase sempre bem conduzido. No entanto, notou-se alguma discrepância temática na distribuição do jogo pelas equipas.

A parte escrita foi interessante: directa, sem complicações, a cumprir o regulamento de um ponto por pergunta. Teve um tema que muita gente não percebeu - graus de parentesco - o que podia ajudar as equipas a chegar a algumas respostas.

Durante o primeiro intervalo houve um minuto de silêncio em homenagem ao Miguel Maia que faleceu esta semana. Foi um dos fundadores dos Fernandos Mamedes, fez parte dos primeiros jogadores que participaram neste Campeonato e recentemente fez parte da equipa dos Feios, Porcos e Maus. Era no início da década passada uma das personalidades mais carismáticas do mundo do Quiz em Lisboa, ainda antes deste Campeonato começar. O Miguel convidou-me para jogar com ele em 2003, fizémos muitos jogos juntos e foi ele que me levou a fazer parte da sua equipa na primeira jornada disputada no Campeonato de Quiz de Cascata. Obrigado pelos bons momentos. Paz à sua alma.

A correcção da parte escrita trouxe uma lição de honestidade por parte dos Timão, liderados pelo Fred, abdicando de 1 ponto a mais que lhes tinha sido incorrectamente atribuído. O contrário já tinha sido visto, pedidos de pontos não devidos (aconselho a todos os correctores a marcarem os espaços deixados em branco). Espero que aqueles que mais têm a aprender o tenham feito.

O nível 1 foi muito difícil e teve muitas perguntas a dar a volta à sala, por vezes de forma consecutiva, o que nos fez pensar o que seria da equipa 13 se houvesse mais uma equipa. Será que haveriam perguntas de substituição suficientes? Após este nível os Fernandos Mamedes seguiam destacados na liderança. O nível 2 continuou difícil, mas aí já ninguém estranhou. Os Fernandos Mamedes continuaram a ser a equipa que mais pontuou e partiu com 10 pontos de avanço para o último nível, a vitória parecia segura. O nível 3 teve algumas perguntas impossíveis misturadas com outras bastante jogáveis. Neste nível quem brilhou foram os Persistência da Memória que fizeram 12 pontos e se aproximaram da liderança, os Cavaleiros que dizem Ni também estiveram bem e asseguraram o 3º lugar.

- Foi a 41ª vitória dos Fernandos Mamedes;
- Foi o 1º pódio dos Cavaleiros que dizem Ni;
- Os Ursinho Bobó faltaram pela 2ª vez este ano, desde 2011 que não faltavam tanto;
- Os NNAPED já têm 5 níveis 3, estão a 1 do seu melhor registo (2015).


Prémio pergunta do mês - atribuído por Alexandre Gonçalves:

Como é que o Direito se refere a "um bem móvel de algum valor, escondido ou enterrado?

Tesouro


Classificações

Vencedores da jornada

Cavaleiros Que Dizem Ni