Campeonato de Quiz de Cascata 2016

2023
2022

Abril

2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015

Inicia-se hoje o Campeonato de Quiz de Cascata em Lisboa, o mais antigo e aquele que é organizado pelas equipas. Já não se joga na Academica Recreativa da Ajuda, passou para a Sociedade Musical Instrução Libertada, na Calçada do Galvão, mas pode continuar a ser chamado de "Campeonato da Ajuda". É certamente o mais democrático de todos os Campeonatos de Quiz. Algumas jornadas geram ódios e amores - ambos os sentimentos acontecem no mesmo Quiz. Continua a ser o Campeonato que mais paixão gera, até porque é feito por gosto pelas equipas, desprovido de qualquer interesse pelo lucro.

Os Mamedes são a equipa a abater neste campeonato, seguem tri-campeões e já vão no seu sétimo campeonato em 10 jogados. Veremos quem serão os maiores rivais para lhes roubar o campeonato; à partida surgem os Ordem do Fónix (a segunda equipa com mais sucesso nos campeonatos) e os Ex-Cavaleiros (equipa do melhor jogador nacional, Rodrigo Castro, acompanhado de outros jogadores de topo).


Para o início do campeonato estão confirmadas as equipas:

Fernandos Mamedes
Ex-Cavaleiros
Ordem do Fónix
Espertalhos do Roger
NNAPED
Ursinho Bobó
Feios, Porcos e Maus
Persistência da Memória
Lais da Carangueja
eRRáticos
Cavaleiros que dizem Ni
Duracell
Quizidências
Timão (nome sujeito a mudança)
Clube Atlético de Arroios

Hoje a distribuição das equipas pelas mesas será totalmente sorteada, ao contrário da regulamentada distribuição por classificação do campeonato.


Há duas equipas novas, os Timão e o CA Arroios, mas parece que ainda havia mais equipas interessadas. Jogarão pelo menos 14 equipas, os regulamentos permitem a presença de 16 equipas. Numa altura em que se pensa tanto em mudanças e o que se deve fazer para criar mais interesse no Campeonato, terão que se criar condições para participar as 16 equipas interessadas que o regulamento prevê, creio ser esse o aspecto mais importante para o interesse do Campeonato. 

Fala-se na proposta de abolição do nível 3 para que as equipas eliminadas joguem mais cascatas, no entanto, é este grau de dificuldade que distingue este campeonato dos outros que se jogam também em cascata. O campeonato foi criado para 3 níveis de dificuldade, na minha opinião é assim que se deve manter. Por vezes as equipas têm tendência a criar um nível 3 a puxar para cima, com poucas perguntas jogáveis para os jogadores comuns (como somos na grande maioria, nem todos conseguimos ser Rodrigos ou Alexandres), por vezes aproximam-no mais de um nível 2 mais forte; isso tem mantido o Campeonato diversificado e interessante, quer se queira ou não. Se decidirmos baixar de vez o nível do Campeonato estaremos a aproximá-lo de todos os outros que já são jogados. A meu ver não é esse o caminho correcto. 

Nenhum jogo/desporto é jogado apenas por aqueles que têm hipótese de se tornar campeões, também são jogados pelos outros que apenas o fazem pelo prazer de jogar. No entanto, quando jogamos competições internacionais notamos a diferença de nível que nos separa até das equipas de meio da tabela; como é normal, queremos sempre fazer um pouco melhor. Para que isso seja possível não devemos acabar com a dificuldade do campeonato mais estimulante que temos à disposição. Para outras competições temos os outros campeonatos que todos vamos jogando; este é o que traz mais diversividade e mais dificuldade - a meu ver é para manter.

Se se considerar um problema o pouco tempo de jogo para o preço pago por algumas equipas, então proponho a não eliminação após o nível 1 e um nível 2 com 4 perguntas por equipa, mantendo tudo o resto. Desta forma, para 16 equipas seriam necessárias 196 perguntas, mais 4 que as necessárias actualmente, para as agora habituais 14 equipas seriam necessárias 176 perguntas, menos 4 que as necessárias no modelo actual. Ou seja, não se eliminariam equipas até ao nível 2, mas manter-se-ia o nível 3 para 6 equipas.

Para este ano: mantém-se o preço da inscrição - 30€ por equipa -, será discutida uma nova distribuição de prémios, a Comissão Organizadora mantém-se (apesar das queixas do João Silva de que o Carlos Santos não faz nada).


Para esta época a pontuação mantém-se:

Organizador- 2 pontos
1º - 12 pontos
2º - 10 pontos
3º - 8 pontos
4º - 7 pontos
5º - 6 pontos
6º - 5 pontos
7º - 4 pontos
8º a 10º - 3 pontos
11º - 2 pontos
Abaixo do 11º - 1 ponto


As organizações de quizzes previstas para esta época são:

1ª jornada: Os Cavaleiros Que Dizem Ni (devido à desistência dos BMV com Laranja)
2ª jornada: eRRáticos
3ª jornada: Lais da Carangueja
4ª jornada: Fernandos Mamedes
5ª jornada: Ex-Cavaleiros
6ª jornada: Ordem do Fónix
7ª jornada: Espertalhos do Roger
8ª jornada: NNAPED
9ª jornada: Feios, Porcos e Maus
10ª jornada: Ursinho Bobó
11ª jornada: Persistência da Memória


Histórico do Campeonato

2008:
Ordem do Fónix resulta da fusão de Fósseis Paleocêntricos e Lagartixas
Barraqueiros resultam da fusão de O Bom, o Mau e as Viloas com Laranja Mecânica, mudaram de nome para BMV com Laranja
Leporinos mudam de nome para Espertalhos do Carinho

2009
Mineteiros do Apocalipse mudam de nome para Irmandade do Bordel

2010
Cavaleiros do Apocalipse mudam de nome para Ex-Cavaleiros

2014
Folie à Cinq mudam de nome para eRRáticos

2015
Espertalhos do Carinho mudam de nome para Espertalhos do Roger