Tendo o número total de equipas oscilado muito ao longo das épocas (como o gráfico abaixo revela), não é possível estabelecer uma regra simples de número de equipas promovidas ou despromovidas de divisão.
Assim, firmam-se as regras que têm orientado as transições entre épocas:
- Se se inscreverem menos que 14 equipas, todas as equipas jogam na mesma divisão. Assim, o número mínimo de equipas por divisão é de 7, e o máximo de 13. Havendo um número total ímpar de equipas, a 1ª divisão terá mais uma equipa que a 2ª divisão. Equipas novas ingressam na 2ª divisão.
- Para efeitos de cálculo de promoções e despromoções, equipas que desistam serão consideradas como estando nos últimos lugares da sua divisão. Se reingressarem, jogarão na 2ª divisão (i.e. como se se tratasse de uma equipa nova).
- Uma equipa pode suspender a participação durante uma época sem penalização. Podem assim regressar à mesma divisão na época posterior (se não estiver em posição de despromoção conforme as restantes regras). Em caso de suspensão, abre-se mais uma vaga para promoção para a época seguinte, e mais uma vaga para despromoção para a 2ª época seguinte. Não é permitida a suspensão por mais que uma época, sendo tal equivalente a desistência.
- Mantendo-se o número de equipas nas divisões entre épocas: em caso de número par total de equipas, se as divisões tiverem até 9 equipas (inc.) na época vigente, subirá/descerá 1 equipa. Se tiverem de 10 a 13 equipas, subirão/descerão 2. Em caso de número ímpar de equipas, utiliza-se esta regra considerando o número de equipas na 2ª divisão.
- Aumentando o número de equipas nas divisões entre épocas, aplicam-se as regras anteriores e o seguinte princípio: promove-se a equipa melhor classificada fora da zona de promoção da 2ª divisão, depois anula-se a despromoção da equipa melhor classificada dentro da zona de despromoção da 1ª divisão — repetindo-se o processo por esta ordem enquanto necessário.
- Diminuindo o número de equipas nas divisões entre épocas, aplicam-se as regras anteriores e o seguinte princípio: desce a equipa pior classificada fora da zona de despromoção da 1ª divisão, depois anula-se a subida da equipa pior classificada dentro da zona de promoção da 2ª divisão — repetindo-se o processo por esta ordem enquanto necessário.