Novo Quiz em Lisboa no Largo do Intendente: Entrevista com João Torgal

2023
2022

Abril

2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015

Estreia hoje às 22:00, no Largo do Intendente Pina Manique nº 28, esplanada do Café O das Joanas, um novo Quiz em Lisboa.

João Torgal, que já organizou quizzes em Lisboa, Porto e Coimbra, é o Quiz Master, portanto fomos falar com ele.


QP: Como começaste nos quizzes? Ias assiduamente aos quizzes de outros Quiz Masters? 
JT: Ia assiduamente aos quizzes da Guilherme Cossoul. Comecei a ir no início de 2011 e ia de forma quase religiosa. Em meados de 2012 mudei-me para o Porto e, como não havia quizzes por lá (pelo menos que eu soubesse), decidi começar a organizar eu os quizzes.


QP: O que te levou a ser Quiz Master?
JT: Acho que já ficou explicado na questão anterior. Posso acrescentar que, desde que organizei o primeiro, percebi que era algo que me dava imenso gozo. E, digo muitas vezes, acho que tenho mais talento para apresentar do que para jogar. Sou um jogador medianíssimo.


QP: Já fizeste quizzes no Porto, onde foste pioneiro em quizzes regulares, fazes quizzes em Lisboa, às vezes ainda fazes quizzes em Coimbra, és talvez o Quiz Master mais "Portugaltrotter", notas diferenças entre as populações quizísticas das várias cidades?
JT: Já fiz em Braga também. Acho que não noto grandes diferenças. Depende acima de tudo do espaço e do respectivo público alvo. E a pior experiência que tive foi em Lisboa, porque definitivamente o espaço não era muito propício para quizzes.


QP: Adaptas o teu quiz à cidade em que estás? Quer em termos de apresentação, quer de perguntas.
JT: A primeira pergunta diz sempre respeito à respectiva cidade onde é o quiz. Depois, tento sempre que os primeiros quizzes sejam mais fáceis, para que ninguém saia profundamente desanimado. E vou adaptando pouco a pouco, conforme o nível dos jogadores. Mas tive sempre equipas bastante boas em todos os locais onde organizei quizzes


QP: Que tipo de quiz podemos esperar às quintas-feiras n'O das Joanas?
JT: Acima de tudo, não podemos esperar um jogo para nerds. Tento fazer jogos com piada, com ligações entre as perguntas, com coisas estúpidas (exactamente isto) e variados. Sigo um padrão de diversidade relativamente fixo. Por exemplo, não gosto de um quiz onde pode haver 5 perguntas de super-heróis numa semana e 5 de astronomia noutra. Acho que não faz sentido, a não ser que seja audiovisual. Convém referir que este quiz não vai ser feito só por mim. Será relativamente alternado com os ilustres Tiago Oliveira e João Vasconcelos.


QP: Este teu novo quiz vai estar apenas disponível no Verão, tens planos para depois?
JT: A ideia passa por continuar a fazê-lo no Intendente. Não podendo ser n' O das Joanas (por questões de espaço), terá de ser noutro sítio. Algo para analisar mais tarde.