Campeonato Nacional de Quiz - Inquérito de satisfação

2023
2022

Abril

2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015

Tal como na primeira edição, o Quiz Portugal fez um inquérito de satisfação aos participantes do campeonato nacional. Damos conta agora dos resultados desse mesmo inquérito.

Com uma amostra de 23 participantes, aos quais agradecemos a disponbilidade demonstrada, conseguimos concluir que, de modo geral, os participantes ficaram mais uma vez satisfeitos com o evento.

Com notas de 1 a 5, as médias ficaram assim apuradas:

  • Prova de pares: 4.2 (melhor)
  • Prova individual: 4.1 (melhor)
  • Prova experimental: 4.2 (muito melhor)
  • Prova de equipas: 4.2 (melhor)
    • Prova escrita: 4.2 (melhor)
    • Letra dupla: 4.3 (igual)
    • Quiz de bar: 4 (ligeiramente pior)
    • Quiz audiovisual: 4.4 (muito melhor)
  • Organização Quiz Portugal: 3.9 (ligeiramente pior)

Globalmente foi obtido melhor feedback de quase todas as provas à excepção do quiz de bar que baixou de 4.1 para 4. Foi conseguido um nível de 4 ou superior em todos os jogos o que é, por si só, um motivo de satisfação. A prova experimental subiu de 3 para 4.2 e o quiz audiovisual subiu de 2.9 para 4.4.

A nota dada à organização baixou ligeiramente e será, sem dúvida, um aspecto a melhorar. A descentralização das provas tornou tudo logisticamente mais difícil mas é algo que, depois deste experiência, irá melhorar certamente.

Abaixo deixamos outros resultados do inquérito:

1 - muito barato / 5 - muito caro

1 - muito fácil / 5 - muito difícil

1 - nada provável / 5 - muito provável


Na caixa de sugestões/reclamações foram deixados alguns reparos à falta/repetição de certos temas específicos e à formulação de algumas perguntas. Há sempre espaço para melhorar neste aspecto, este ano para mitigar esse problema as perguntas foram feitas por cinco pessoas diferentes. Temos a sensação que ajudou a melhorar mas ainda não foi atingido o ponto óptimo.

Outra reclamação feita foi a falta de elementos audiovisuais, principalmente nas provas de pares e individuais. Foi algo que falhou claramente e que será tomado em conta para o ano.

A pontualidade do início das provas foi também um aspecto apontado a melhorar. Em certos casos por motivos alheios à organização e outros por demasiada flexibilidade à espera de jogadores atrasados, isso aconteceu e terão de ser encontradas soluções para que não volte a acontecer. Este ponto não permitiu que fossem divulgados os resultados oficiosos em todos os locais ao mesmo tempo. Devemos relembrar que todas as provas foram revistas posteriormente para detectar eventuais erros na correcção e de forma a que o critério fosse igual em todos os locais.

Existiram também alguns apontamentos ao formato das provas, este foi um ponto que poucas alterações teve em relação ao ano passado mas que podem ser encontradas alternativas melhores.

Para final, um comentário a uma crítica em relação ao local da prova de equipas. A prova realizou-se no Porto porque um Campeonato Nacional não se pode restringir à cidade de Lisboa. No ano passado apenas tivemos duas equipas de fora da Grande Lisboa. O objectivo de uma prova deste género é permitir a inclusão de todo o país, levar a conhecer a modalidade a todos. Como exemplo, o campeonato europeu de quiz em 13 edições já passou por 8 países diferentes, nunca repetindo uma cidade.

Existe a possibilidade de também descentralizarmos a prova de equipas mas o nosso objectivo é também fazer com que a participação no evento não seja cara para os participantes.

Continuaremos abertos a ouvir quaisquer sugestões para a próxima edição!