Equipas do Quiz Nations Portugal: Espertalhos do Roger

2023
2022

Abril

2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015

Apresentação dos Espertalhos do Roger, equipa que participa na 1ª edição da liga online Quiz Nations Portugal, nas suas próprias palavras:


Consideramo-nos uma equipa clássica do quiz nacional, não por causa do nosso valor histórico, mas mais por estarmos a ficar velhos. Parte de nós (César e Sérgio) já joga junta desde os tempos míticos dos quizzes do Júlio Alves em Santos e fomos passando por vários formatos e competições, incluindo um incrível título na Cascata da Ajuda. Incrível por muita coisa, mas acima de tudo por termos podido celebrá-lo ainda com o Rogério, amigo que para sempre fará parte da nossa equipa. O André é o nosso espertalho mais recente, mas só o queremos a jogar connosco para ver se temos borlas na Liga Quiz (ele não vai ler isto).

Primeiro que tudo, queremos divertir-nos e se o Zé Mário continuar a não conseguir associar Picasso ao cubismo, isso está garantido. Temos algumas saudades do convívio (a)normal que foi sempre a nossa prioridade em qualquer jogo de quiz e este formato, não substituindo tudo, acaba por ser uma boa oportunidade para matar o bicho e conviver um pouco. Os objectivos são sempre os mesmos: arrasar a concorrência, nem que seja a nível de bazófia e expectativas desajustadas.

César Manta: Começou a quizzar num bar de swing e desde aí foi sempre a descer, daí que não surpreenda que esteja agora a mostrar-se online a estranhos através de uma câmara a troco de perguntas. Não conhece a tabela periódica nem todas as capitais periódicas, algo que tenta compensar através de um grau de especialista em m#$£s e generalidades tipo cenas. Escreve sobre si na terceira pessoa, o que o pode tornar um possidónio de primeira.

José Mário Silva: Jornalista cultural, crítico literário, tradutor, poeta/ficcionista mais do que bissexto, pai de três e sportinguista ferrenho. Espertalho que responde a tudo (em cascatas ou Inquizições) e reclama invariavelmente aos deuses, às organizações e a pessoas indiferenciadas na rua, quando se sente vítima de injustiça quizzística. É conhecido por esmurrar mesas em eventos de cultura geral e, devido à pandemia, mantém o título de campeão nacional de Quiz, conquistado em 2019.

André Ascensão: Com o bichinho do quiz desde a faculdade, ainda não se conseguiu curar do mesmo devidamente, Já foi para Atenas, Zagreb e Veneza jogar quiz, ainda pensa ir a Angola, Moçambique, Goa e Macau. Posto isto, não quer dizer que tenha muita cultura geral, não raras vezes (um claro eufemismo) tem noites em que bebe mais cerveja do que acerta a perguntas. Quis terminar a sua biografia com auto-publicidade vergonhosa, apelando à inscrição na plataforma fraudulenta de quiz que gere online.

Sérgio Costa: Com um percurso ligado à criatividade publicitária e uma breve passagem pela NBA (visitou um balneário e nunca mais se calou), tem sempre muitas ideias e poucas respostas concretas. Tem contas falsas no Facebook para espalhar fake jokes e mais facilmente corre 30kms do que acerta em perguntas de Ciências. Ainda assim, orgulha-se de saber o nome do filme em que Elvis está vivo num lar de idosos, tem a companhia de um JFK negro e ambos lutam contra uma múmia.