Equipas do Quiz Nations Portugal: Espertalhos do Roger

2020
2019
2018
2017
2016
2015

Apresentação dos Espertalhos do Roger, equipa que participa na 1ª edição da liga online Quiz Nations Portugal, nas suas próprias palavras:


Consideramo-nos uma equipa clássica do quiz nacional, não por causa do nosso valor histórico, mas mais por estarmos a ficar velhos. Parte de nós (César e Sérgio) já joga junta desde os tempos míticos dos quizzes do Júlio Alves em Santos e fomos passando por vários formatos e competições, incluindo um incrível título na Cascata da Ajuda. Incrível por muita coisa, mas acima de tudo por termos podido celebrá-lo ainda com o Rogério, amigo que para sempre fará parte da nossa equipa. O André é o nosso espertalho mais recente, mas só o queremos a jogar connosco para ver se temos borlas na Liga Quiz (ele não vai ler isto).

Primeiro que tudo, queremos divertir-nos e se o Zé Mário continuar a não conseguir associar Picasso ao cubismo, isso está garantido. Temos algumas saudades do convívio (a)normal que foi sempre a nossa prioridade em qualquer jogo de quiz e este formato, não substituindo tudo, acaba por ser uma boa oportunidade para matar o bicho e conviver um pouco. Os objectivos são sempre os mesmos: arrasar a concorrência, nem que seja a nível de bazófia e expectativas desajustadas.

César Manta: Começou a quizzar num bar de swing e desde aí foi sempre a descer, daí que não surpreenda que esteja agora a mostrar-se online a estranhos através de uma câmara a troco de perguntas. Não conhece a tabela periódica nem todas as capitais periódicas, algo que tenta compensar através de um grau de especialista em m#$£s e generalidades tipo cenas. Escreve sobre si na terceira pessoa, o que o pode tornar um possidónio de primeira.

José Mário Silva: Jornalista cultural, crítico literário, tradutor, poeta/ficcionista mais do que bissexto, pai de três e sportinguista ferrenho. Espertalho que responde a tudo (em cascatas ou Inquizições) e reclama invariavelmente aos deuses, às organizações e a pessoas indiferenciadas na rua, quando se sente vítima de injustiça quizzística. É conhecido por esmurrar mesas em eventos de cultura geral e, devido à pandemia, mantém o título de campeão nacional de Quiz, conquistado em 2019.

André Ascensão: Com o bichinho do quiz desde a faculdade, ainda não se conseguiu curar do mesmo devidamente, Já foi para Atenas, Zagreb e Veneza jogar quiz, ainda pensa ir a Angola, Moçambique, Goa e Macau. Posto isto, não quer dizer que tenha muita cultura geral, não raras vezes (um claro eufemismo) tem noites em que bebe mais cerveja do que acerta a perguntas. Quis terminar a sua biografia com auto-publicidade vergonhosa, apelando à inscrição na plataforma fraudulenta de quiz que gere online.

Sérgio Costa: Com um percurso ligado à criatividade publicitária e uma breve passagem pela NBA (visitou um balneário e nunca mais se calou), tem sempre muitas ideias e poucas respostas concretas. Tem contas falsas no Facebook para espalhar fake jokes e mais facilmente corre 30kms do que acerta em perguntas de Ciências. Ainda assim, orgulha-se de saber o nome do filme em que Elvis está vivo num lar de idosos, tem a companhia de um JFK negro e ambos lutam contra uma múmia.