Campeonato Europeu de Quiz 2018

2018

Dezembro

2017
2016
2015

Decorreu em Veneza no passado fim de semana (9 a 11 de Novembro) o Campeonato Europeu de Quiz!

Com alguma surpresa, a selecção Norueguesa sagrou-se campeã, vencendo a eterna candidata Bélgica. A Inglaterra conquistou o bronze, numa prestação abaixo da expectativa de alcançar pelo menos a final.

Na prova individual, o novo campeão europeu é o mítico Pat Gibson, inglês que assim revalida o título conquistado no ano passado. A prata foi para o belga Tom Trogh, estreante no pódio, e o bronze para Ronny Swiggers, seu compatriota e campeão em 2016.

Nesta edição Portugal reduziu bastante a sua presença, contando apenas com 3 garbosos atletas contra a dezena que participou no evento em 2017, em Zagreb. Foram estes André Ascensão, Gonçalo Pereira e Rodrigo Castro, aqui em plena hidratação preparatória:

 

Perante a responsabilidade acrescida, o trio de ataque luso arregaçou as mangas e deu à caneta até ao último segundo, conseguindo várias marcas de relevo:

1 - Rodrigo Castro, o melhor quizeiro nacional, aproxima-se perigosamente do Top 50 individual com cada campeonato: este ano ficou em 54º, em 173 participantes. Conseguiu também o 11º lugar no quiz especialista de Música Pop, a apenas uma resposta certa do Top 10.

2 - A desfalcada selecção Portuguesa (só com 3 elementos nos 4 possíveis) conseguiu mesmo assim um digno 16º lugar, à frente da Hungria, Itália e Suíça!

3 - Na prova de equipas (semelhante à de selecções, mas com membros não obrigatoriamente do mesmo país), a nossa "Portuguese Inquizition" ficou num excelente 28º lugar em 44 equipas.

As pontuações de todas as provas obtêm-se clicando aqui, com a participação nacional destacada.