Decorreu este sábado a edição deste ano do Campeonato do Mundo de Quiz: 10 quizzeiros nacionais (3 no Porto e 7 em Lisboa) juntaram-se a mais de 600 jogadores por todo o mundo para participar nesta prova de 2 horas, 8 temas, 240 perguntas e muitos neurónios queimados.
Como comparação, no ano passado Portugal contou com 24 jogadores, num total de mais de 2000 mil entusiastas espalhados por todo o mundo: apesar da redução, adivinha-se uma recuperação já no próximo ano.
Quebrando um costume antigo, o melhor português foi José André, com 92 respostas certas (de um total de 101 palpites correctos, dos quais se desconta o pior resultado temático); Rodrigo Castro, com o mesmo número de respostas certas totais, conquistou 91 pontos (paradoxalmente, por ter um pior resultado temático melhor que o de José André); o pódio nacional é fechado por Sofia Santos, a melhor jogadora nacional e a única a aproximar-se sem medo dos dois machos dominantes, com 89 respostas certas.
Globalmente, o vencedor foi Ravikant Avva, o melhor jogador asiático, que destrona assim o inglês Olav Bjorntomt (9º lugar). O novo campeão mundial conseguiu 159 respostas certas (num total de 172) e venceu graças à estratégia de aposta nos seus temas fortes: conquistou apenas 13 pontos em Entretenimento, o seu pior tema, e conquistou o troféu embora tivesse menos respostas certas totais que o segundo lugar — a norte-americana Victoria Groce, com 175 totais mas descontando 20 do seu pior tema!
Em termos mundiais, José André terminou em 184º lugar, com Rodrigo Castro em 192º e Sofia Santos em 215ª: uma perda ligeira em relação às prestações em relação às do ano passado (Rodrigo Castro, o melhor jogador nacional de 2019, ficou então em 155º lugar), embora a comparação seja difícil dada a redução no número de jogadores. Uma métrica mais rigorosa a considerar é a proporção entre a pontuação do melhor jogador português e mundial: em 2018 esta foi de 60%, em 2019 de 66% e, este ano, de 58%.
Os melhores jogadores nacionais em cada conjunto de 30 perguntas temáticas foram:
- Cultura: José André e José Mário Silva, 15 certas
- Entretenimento: Rodrigo Castro, 17
- História: José André, 16
- Media: José André e Rodrigo Castro, 12
- Estilo de Vida: Sofia Santos, 15
- Ciência: Sofia Santos, 17
- Desporto e Jogos: Rodrigo Castro e Pedro Morais Martins
- Mundo: José André, 15
Como sempre, a amizade no infortúnio cultural comum foi uma constante, desta vez reforçada pelas saudades dos jogadores compreensivelmente ausentes e de tempos melhores que certamente regressarão. Parabéns a todos!
Os resultados nacionais são apresentados abaixo: para uma melhor exploração dos resultados temáticos e comparação com outros jogadores nacionais ou internacionais basta visitar o sítio oficial da competição.